Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/19 às 10h39 - Atualizado em 20/03/19 às 10h43

Emater-DF participa de ação com parceiros do Produtor de Água

 

O projeto Produtor de Água no Pipiripau – que conta com a parceria da Emater-DF e de mais 16 parceiros – realizou, nessa sexta-feira (15), dez novos contratos durante evento de prestação de contas aos produtores rurais participantes, no Núcleo Rural Taquara. Desses contratos, cinco foram novas adesões e outros cinco foram renovações. Também foram entregues cheques simbólicos aos produtores que já realizam ações em sua propriedade, como pagamento pelos serviços ambientais prestados.

 

Presente ao evento, o diretor executivo da Emater-DF, Antônio Dantas, destacou a importância do Programa Produtor de Água para os agricultores. “A sociedade exige cada dia mais do produtor rural, que ele produza alimento limpo, seguro e que não degrade o ambiente”, afirma Dantas. “O Programa Produtor de Água divide a responsabilidade da recuperação ambiental e reconhece o trabalho de conservação do produtor rural, por meio da remuneração por serviços ambientais”, completa.

 

A produtora Elaine Vasconcelos, uma das agraciadas com o cheque simbólico, receberá seu primeiro pagamento pelos serviços ambientais (PSA). “A proposta é tão nobre que o cheque passa a ser apenas um incentivo, porque o mais importante é toda a estrutura e o apoio que estamos recebendo no projeto”, afirma a produtora.

 

Para o produtor Maurício Rezende, participante do projeto desde 2012, ver começando com poucos produtores e hoje ter novas adesões é algo bastante positivo. “Aos poucos os produtores foram acreditando e abraçaram o projeto”, disse o Rezende. Ele conta que observa os resultados do projeto por meio de uma lagoa próxima de sua propriedade. “Antes, com qualquer chuva, a lagoa enchia de terra, assoreava e a água ficava barrenta, hoje com chuva de 60mm a água mantém limpa e isso é prova concreta do resultado desse trabalho”, afirmou o produtor.

 

Além da reunião com os produtores rurais, as crianças do Centro Educacional Taquara (CED Taquara) receberam um viveiro, montado em parceria com a ONG Pede Planta. A proposta é que as mudas sejam direcionadas ao projeto Produtor de Água e outras ações de recomposição de vegetação.

 

Organizada pela Unidade de Gestão do Projeto Produtor de Água no Pipiripau (UGP Pipiripau) a ação reuniu as 17 instituições parceiras para ouvir e dar apoio aos produtores rurais participantes do projeto. Além da coordenação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), participam do projeto Produtor de Águas a Secretaria de Agricultura (Seagri) e Secretaria de Meio Ambiente do DF (Sema-DF); Companhia de Águas e Esgotos de Brasília (Caesb); Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF); Instituto Brasília Ambiental (Ibram); Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco); Banco do Brasil (BB); Fundação Banco do Brasil (FBB); Rede de Sementes do Cerrado; TNC; WWF; Ong Pede Planta; Embrapa e Universidade de Brasília (UnB).

 

Emater-DF participa da entrega dos cheques simbólicos 

 

Viveiro no Centro Educacional Taquara contribuirá com atividades pedagógicas para os alunos

 

Novos contratos foram assinados durante o evento  

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br