Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/17 às 13h59 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Emater-DF participa da abertura do V Congresso da Agricultura Familiar

 

O evento aconteceu entre os dias 24 e 26 de novembro com intuito de debater as políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar no DF e Entorno

 

Agricultores familiares e representantes do Governo Federal e Distrital ligados à política de reforma agrária participaram, entre os dias 24 e 26 de novembro, do V Congresso da Agricultura Familiar, promovido pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno (Fetraf – DFE). O evento aconteceu no Núcleo Rural Ponte Alta de Cima, localizado no Gama-DF.

 

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Roberto Carneiro, participou da abertura do Congresso na noite da última sexta-feira (24). “Quero ressaltar e parabenizar a organização do movimento. A Fetraf consegue avançar muito no processo do desenvolvimento, na cidadania e na busca pela qualidade de vida. Nós da Emater-DF trabalhamos em parceria com vocês sempre buscando o desenvolvimento tecnológico adequado para agricultura familiar. Saibam também que o governador, Rodrigo Rollemberg, tem se empenhado bastante no atendimento dos projetos relacionados ao tema”, disse.

 

Para o coordenador geral da Fetraf – DFE, Anaildo Porfírio, o Congresso irá permitir avançar. “Estamos aqui unidos, comprometidos, sabendo cobrar o governo e levar as demandas que são necessárias para a nossa luta. Precisamos e queremos também avançar na agroecologia e na sustentabilidade em nossos assentamentos”.

Também presente, o deputado federal, Augusto Carvalho, reforçou seu compromisso com a área rural. “Quero dizer para vocês que vale a pena continuar investindo na política de apoio à agricultura familiar, capacitando produtores, dando ferramentas necessárias para alavancar a produção e para o escoamento dos produtos”, ressaltou.

 

O evento teve o intuito de fortalecer a agricultura familiar, como ferramenta fundamental para promover um modelo sustentável de agricultura. Durante os dias do congresso, os trabalhadores rurais debateram temas como acesso à terra, produção e comercialização dos alimentos da agricultura familiar, oficinas sobre gênero, mulher, juventude, educação no campo, crédito fundiário, meio ambiente e agroecologia, e cooperativismo.

 

Empréstimo de equipamentos

 

IMG 2411_VCongresso_AF_3

 

Produtores de leite que integram a Associação dos trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar (Asstraf) passam a contar com dois tanques refrigerados de leite, para desenvolvimento e o fortalecimento da atividade no assentamento Fazendinha, localizado em Cocalzinho de Goiás/GO. Os equipamentos foram emprestados sem prazo de vigência pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF).

 

Mais de 150 famílias serão beneficiadas diretamente com os equipamentos. Os tanques são em aço inoxidável e têm capacidade de armazenar 1.950 litros em cada. “Essa é uma conquista fundamental para nós. Agora os produtores vão conseguir armazenar a produção de leite, que até então não era possível”, disse a presidente da Asstraf, Letícia Bezerra.

 

IMG 2411_VCongresso_AF_4

IMG 2411_VCongresso_AF_2

IMG 2411_VCongresso_AF_1

 

Patrícia Távora

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br