Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/12/15 às 16h52 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Emater-DF lança cartilhas de capacitação

 

Boas práticas no preparo de alimentos, plantas medicinais e hortas agroecológicas urbanas: esses são os temas das cartilhas lançadas pela Emater-DF na última sexta-feira (4), durante a solenidade em homenagem ao Dia do Extensionista. O material, publicado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), é voltado para o público atendido pelo programa de Agricultura Urbana da empresa.

 

O presidente da Emater-DF, Argileu Martins, comemorou o lançamento das publicações. “As cartilhas são uma contribuição da empresa para o melhoramento das boas práticas e para o desenvolvimento rural sustentável”, afirmou, após presentear o governador Rodrigo Rollemberg com os livretos. O material pode ser acessado também no site da Emater-DF.

 

Conheça os autores

 

Boas práticas na manipulação de alimentos


Cláudia Freitas: técnica em Economia Doméstica, formada em 1989 pelo antigo Colégio Agrícola de Brasília – hoje Instituto Federal de Brasília (IFB). Tem licenciatura em Psicologia (Faculdade Garcia Silveira) e bacharelado em Psicologia (UniCEUB).

 

Atuou em Pirenópolis (GO), quando a Emater-DF mantinha um convênio com a Emater-GO. Durante mais de dez anos realizou palestras sobre alimentação saudável para o público urbano. Atualmente trabalha no Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF.

 

Danielle da Rosa Amaral: graduada em Nutrição e pós-graduada em Gestão Publica e em Tecnologia de Alimentos. Trabalha na Emater-DF como extensionista rural desde 2011, tendo atuado junto às comunidades assentadas atendidas pela Gerência de Projetos Estratégicos Norte. Atualmente atua como instrutora no Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer).

 

Plantas medicinais


Maria do Carmo dos Santos Barbosa: graduada em Economia Doméstica, trabalha na Emater-DF há 26 anos. Possui publicações sobre o aproveitamento do maracujá e picles, dentre outros. Atuou nos escritórios do Rio Preto, Sobradinho e Jardim — sendo a atual gerente deste último.

 

Selma Aparecida Tavares: técnica em Economia Doméstica, com pós-graduação em Plantas Medicinais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi extensionista rural no Amapá entre 1984 e 1985 e está na Emater-DF há 27 anos, onde passou pelos escritórios de Planaltina e do Jardim. Trabalhou em projetos de agroindústria, artesanato, organizações rurais, segurança alimentar e turismo rural. Tem publicações nas áreas de higiene na manipulação de alimentos, panificação e aproveitamento de hortaliças, entre outros. Atualmente é gerente de Desenvolvimento Sócio-Familiar da Emater-DF.

 

Ailton Guilherme de Lucena: raizeiro, técnico em Extrativismo, é formado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Implantou o programa de Fitoterapia no Centro Especial de Medicina Alternativa, em Planaltina (1983). Atualmente atua na Secretaria de Agricultura e auxilia no programa de Agricultura Urbana da Emater-DF.


Hortas agroecológicas urbanas

 

Rogério Lúcio Vianna Júnior: engenheiro agrônomo com mestrado em Ecologia, trabalha na Emater-DF há 9 anos. Já atuou nos escritórios de Brasília, Planaltina e Pipiripau, além de ter participado da Gerência de Crédito Rural. Hoje é o responsável pelo Programa de Agricultura Urbana da empresa.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br