Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/08/19 às 14h44 - Atualizado em 6/08/19 às 15h36

Emater-DF incentiva o uso correto de defensivos agrícolas

 

Acontece, nesta quarta-feira (7), a Campanha de Coleta de Embalagens de Agrotóxicos, realizada pelo escritório da Emater-DF no núcleo rural Taquara (região administrativa de Planaltina). A atividade faz parte da programação da 21ª Semana do Pimentão, e visa orientar e conscientizar os produtores e trabalhadores rurais sobre o manejo correto não só dos vasilhames como também dos agrotóxicos utilizados nas lavouras.

 

Semana do Pimentão movimenta núcleo rural Taquara

 

Todos os escritórios da Emater-DF realizam pelo menos uma campanha por ano em suas áreas de atuação. São recolhidos, em média, 100 toneladas de embalagens de defensivos químicos no Distrito Federal. Os recipientes — coletados nas campanhas da empresa e também de forma voluntária — são entregues nos dois postos de arrecadação da Associação de Empresários do Agronegócio (Aeagro), no núcleo rural PAD-DF e em Brazlândia.

 

Além das campanhas de coleta, a Emater-DF oferece, frequentemente, cursos e oficinas sobre armazenamento e transporte de agrotóxicos. Após usada, a embalagem deve ser lavada três vezes e furada no fundo, para evitar a reutilização. Em seguida, o frasco deve ser guardado em ambiente fechado a chave, de forma a não permitir o acesso de crianças ou animais.

 

Reutilização
Os vasilhames podem ser reciclados ou incinerados. A partir da reciclagem, empresas especializadas produzem diversos equipamentos de uso industrial. Barrica de papelão, tubos para esgoto, cruzetas de poste de transimssão de energia, embalagens para óleo automotivo e até mesmo… recipientes de agrotóxicos: esses são alguns dos artefatos feitos com o material devolvido pelos agricultores.

 

Em junho de 2000, o governo federal promulgou a lei 9.974, que regulamenta a destinação final das embalagens de agrotóxicos. A legislação atribui ao fabricante a responsabilidade pelo destino final dos frascos e compartilha deveres entre revendedores, agricultores e as esferas governamentais.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br