Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/16 às 11h41 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

Emater-DF fortalece cadeia leiteira no Entorno

 

Um pasto otimizado, com melhor aproveitamento da área e mais qualidade nutricional para o rebanho bovino: essas são as principais vantagens do pastejo rotacionado, uma técnica comum em propriedades e que a Emater-DF está ajudando a implantar no assentamento Vereda II, em Padre Bernardo (GO). O assentado André Pereira de Souza, que possui três vacas leiteiras e tira pouco mais de 30 litros de leite por dia, pretende aumentar sua produção com a atividade, que conta com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf-A, modalidade de crédito específica para assentamentos de reforma agrária).

 

De acordo com o zootecnista Frederico Neves, da Gerência de Projetos Especiais Noroeste (Gepre) da Emater-DF — que atende os assentamentos nos municípios goianos de Padre Bernardo e Cocalzinho —, o produtor teve acesso a R$ 25 mil do crédito. “Além da formação do pasto, está prevista a aquisição de cinco vacas leiteiras, implantação de um canavial para complementar a alimentação do rebanho e a instalação de uma cerca elétrica, uma forma mais econômica de fazer a contenção dos animais”, explica.

 

Douglas Mariz, zootecnista que também está trabalhando no projeto, acrescenta que o objetivo é implantar o pastejo rotacionado em outras duas propriedades. “Queremos que o sistema sirva de vitrine e aprendizado para as comunidades atendidas pela Emater-DF na região”, esclarece.

 

O trabalho inclui análise do solo, controle da alimentação dos animais, implantação da cerca com aproveitamento de material — o que reduz os custos —, dentre vários outros aspectos. Atualmente, o assentado produz, além do leite, queijo minas frescal. A Emater-DF, por meio do escritório Gepre – Noroeste, está trabalhando para inserir produtores de leite de Cocalzinho e Padre Bernardo em programas de compras públicas, com o objetivo de fornecer leite e derivados para escolas públicas da região.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br