Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/08/19 às 10h52 - Atualizado em 30/08/19 às 12h35

Emater-DF fala sobre extensão rural a estudantes da UnB

Ao lado do professor Gabriel Medina, o extensionista Sérgio Orsi fala a alunos de agronomia da UnB

 

Alunos da faculdade de agronomia da UnB receberam nesta quarta-feira (28) o extensionista rural da Emater-DF Sérgio Orsi durante a disciplina de extensão rural, ministrada pelo professor Gabriel Medina. O objetivo foi apresentar as ações da Emater-DF e seu papel no desenvolvimento rural da região.

 

Organização dos produtores é foco de reunião sobre criação de aves

Filhos deste solo começa formação empreendedora de jovens rurais em Brazlândia

 

Orsi elencou algumas especificidades do espaço rural no DF, como a multifuncionalidade, a diversidade de capital humano, a forte presença do Estado, a presença de centros de pesquisa e a grande abrangência dos serviços de assistência técnica e extensão rural. Ele salientou que para o desenvolvimento da agricultura no DF é preciso ter integração dos atores envolvidos, a gestão de processos orientados ao alcance de resultados e o enfrentamento de novos desafios e provocações.

 

Também destacou que é preciso desenvolver novos paradigmas que percebam melhor as perspectivas da cadeia produtiva, com a satisfação do produtor, e que envolvam a multidimensionalidade na tomada de decisão e que sistematizem ações de curto, médio e longo prazo.

 

Como ferramenta de diagnóstico ele falou do Índice de Desenvolvimento Rural Comunitário Rural (IDCR), ferramenta de diagnóstico desenvolvida pela Emater-DF para estudar e propor melhorias em comunidades rurais. “É preciso trabalhar nas propriedades as dimensões social, tecnológica, econômica, ambiental e agroecológica para promover o desenvolvimento sustentável”, disse.

 

A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br