Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/13 às 11h45 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Emater-DF estende trabalho até Cristalina

A partir do próximo mês de maio, a Emater-DF inicia oficialmente o atendimento a mais de 460 famílias assentadas da reforma agrária no estado de Goiás. Os assentamentos Vista Alegre, Buriti das Gamelas, São Marcos e Manacá, localizados no município de Cristalina (Entorno do DF), serão atendidos pela empresa pública do GDF por meio de um convênio assinado com Furnas Centrais Elétricas. A companhia de eletricidade está construindo uma usina hidrelétrica que vai afetar as comunidades, e se responsabilizou, junto ao Ministério Público goiano, pela assistência às famílias. Assim, a Emater-DF foi escolhida para prestar o serviço, num contrato de R$ 2,7 milhões com validade por três anos.

 

A Emater-DF vai montar um escritório local no centro de Cristalina. Serão destinados cinco empregados para a nova unidade. A primeira atividade do atendimento será uma excursão à Agrobrasília: a empresa vai mobilizar dez ônibus vindos dos assentamentos para mostrar aos moradores das comunidades as principais práticas e novidades tecnológicas voltadas à agricultura familiar. A feira acontece entre os dias 14 e 18 de maio.

 

Os assentamentos estão implantados há pouco mais de dez anos e serão afetados pela construção da Barragem de Batalha, onde será localizada uma usina hidrelétrica, no rio São Marcos. Uma das comunidades, inclusive, deverá ser remanejada, já que parte da área será inundada. Dentre as principais atividades agrícolas desenvolvidas na região estão a bovinocultura leiteira, cultivo de hortaliças, mandioca, pimenta, grãos (milho e feijão), e produção de queijos.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br