Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/16 às 10h17 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Emater/DF e Seagri/DF realizam mutirão no Assentamento Distrital Santarém

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF) e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF) e realizaram, nesta quinta-feira (9), um mutirão para dar prosseguimento à implantação do Projeto de Assentamento, com a elaboração do Plano de Uso Familiar (PUF). A ação ocorreu no Assentamento Distrital Santarém, localizado em Ceilândia, e beneficiou 23 famílias de agricultores familiares.

 

Na oportunidade, Seagri/DF, Emater/DF e comunidade discutiram as possibilidades de exploração econômica da terra, e a partir do debate coletivo, trataram da elaboração do PUF – documento básico, com a descrição das atividades econômicas desenvolvidas e planejadas para a unidade produtiva familiar, inclusive, as edificações e demais benfeitorias. O documento é elaborado de acordo com as normas de uso do solo vigentes, e atenção especial para a adequação da proposta de utilização dos recursos naturais de forma sustentável.

 

“É um sonho sendo realizado. Quem tem terra quer plantar e ver crescer”, comemorou a agricultora familiar, Anelita Santos, que está na região desde dezembro de 2014. Para a produtora, o governo está sendo parceiro importante nesse processo de implantação do Assentamento. “Estão dispostos a nos ajudar, e era isso que estávamos precisando”, concluiu.

 

O subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Hector Barreto orientou os assentados sobre a melhor forma de aproveitar a terra. “Pensamos no crescimento do assentamento com processos produtivos rentáveis e que ensine vocês. Vamos acreditar que isso daqui vai dá certo”, disse. Barreto também enfatizou que este momento é um avanço para os agricultores familiares. “Nós acreditamos no processo de assentamentos rurais com produção e preservação de meio ambiente. Mostraremos para a sociedade que vale a pena investir em Reforma Agrária”.

 

Na entrega dos certificados, a diretora de Assentamentos Rurais, Viviane Anjos, reforçou as obrigações e deveres dos assentados no compromisso firmado com a Terracap. Dentre os pontos, destacam-se o não parcelamento das áreas, a impossibilidade da venda e o caráter exclusivo de produção. Segundo a diretora, o assentado que descumprir com as cláusulas previstas no contrato poderá perder o direito de uso do lote.

 

A melhoria da qualidade de vida no local

 

A secretaria de Agricultura, por meio da subsecretaria de Abastecimento e Desenvolvimento Rural (SDR), vem trabalhando no local para que sejam feitas as melhorias das estradas internas e de acesso ao assentamento. Também serão realizadas outras ações como a drenagem pluvial, a implantação do canal de irrigação, a instalação de energia elétrica, e mais a frente a abertura do chamamento público para a aquisição da patrulha mecanizada.

 

Além disso, o Assentamento Distrital Santarém conta com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Distrito Federal (Emater/DF) e da Agência de Fiscalização (Agefis).

 

Patrícia Távora 

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Agricultura

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br