Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/19 às 16h24 - Atualizado em 6/06/19 às 16h55

Emater-DF e Organização das Cooperativas discutem parcerias para o cooperativismo

 

Reunião entre direção da OCDF e a da Emater-DF para discutir projetos de cooperativas rurais

     

Em reunião da sede da Emater-DF, na manhã desta quinta-feira (6), a presidente da empresa, Denise Fonseca, o diretor-executivo, Antonio Dantas, e representantes da Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF) discutiram parcerias, situações preocupantes em termos de cooperativismo, casos empreendedores e os desafios atuais e futuros das cooperativas.

 

“O caminho é cooperativa. Uma cooperativa bem organizada pode contribuir positivamente para o desenvolvimento da atividade do cooperado e geração de renda”, ponderou a presidente Denise Fonseca. O diretor-executivo, Antonio Dantas, destacou a importância da parceria. “A gente, que trabalha com extensão rural, tem consciência de que o pequeno produtor rural só cresce e consegue se manter se tiver incentivo.”

 

 

Durante o encontro, o presidente do Sistema OCDF, Remy Gorga Neto, sugeriu um acordo de cooperação técnica entre os dois órgãos, no sentido de garantir maior organização e desenvolvimento das cooperativas. O acordo e como os dois órgãos atuarão em conjunto ainda será definido.

 

“A gente tem uma sinergia em várias frentes. A OCDF, historicamente, sempre foi parceira da Emater”, afirmou Neto. A ideia é auxiliar as cooperativas, desde a fase da criação a questões gerenciais e burocráticas.

 

Nos próximos dias haverá uma roda de conversa para sanar dúvidas sobre ações e funcionalidades de uma cooperativa. A perspectiva é a de que o Sistema Agricultura, do qual faz parte a Emater, Secretaria de Agricultura e Ceasa, bem como organizações governamentais sejam chamadas para debater o tema. “Caminhamos para o fortalecimento das cooperativas no DF”, declarou Remy.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br