Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/21 às 16h54 - Atualizado em 11/06/21 às 17h44

Emater-DF e Fape-DF discutem parceria para fomentar a apicultura no DF

Encontro aconteceu nesta sexta-feira (11), na sede da Emater-DF

 

Com objetivo de buscar parceria para incentivar o desenvolvimento da apicultura no Distrito Federal, os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-​DF), Fernando Cezar Ribeiro, e do Sindicato dos Apicultores do Distrito Federal (Sindapis), Sérgio Farias, solicitaram apoio da Emater-DF em reunião com a direção da empresa. 

 

Extensionista da Emater-DF ensina a como dividir colmeias em pequenos espaços; ouça podcast

 

Questões sobre a viabilização da criação de abelhas, processamento do mel, logística e meios de comercialização foram temas abordados com o chefe de gabinete da Emater-DF, Cleison Duval, com o coordenador de Operações, Pedro Ivo, e com o coordenador de Floricultura, Carlos Morais. 

 

Durante o encontro, realizado nesta sexta-feira (11), a pedido das entidades, o presidente da FAPE falou sobre a importância de unir esforços. De acordo com ele, a união entre Emater e Senar vai acompanhar e criar mecanismos para investimento na cadeia produtiva. “Esse é um meio de incentivar e gerar renda para os apicultores”, afirmou.  

 

“Vamos iniciar um trabalho conjunto, que será muito importante. É uma integração que visa aumentar a produção no DF, melhorar as condições de trabalho e levar mel de qualidade para a população da cidade”, disse o chefe de gabinete da Emater-DF, Cleison Duval, que destacou a importância de começar o trabalho pelo mapeamento dos produtores para avaliar a cadeia produtiva e as necessidades dos apicultores.

 

Um dos temas abordados foi a necessidade de investimento e melhor uso do Palácio do Mel

 

“A gente precisa organizar e desenvolver a cadeia produtiva do mel. O DF tem apicultores engajados e tem potencial de crescimento”, afirmou o coordenador de Operações da Emater-DF. Para Carlos Morais, a união fortalece o trabalho de apicultura na região. 

 

O grupo também abordou a necessidade de investimento e melhor uso do Palácio do Mel, estrutura com maquinário para o processamento, que fica na Granja do Torto. Alguns produtores têm, em suas propriedades, as chamadas casas de mel, que são ambientes para extrair o alimento das colmeias e manuseá-lo de forma esterilizada. 

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br