Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/16 às 15h11 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Emater-DF e Embrapa desenvolvem modelo para integração

 

Técnicos da Emater-DF e da Embrapa Cerrados se reuniram nesta terça-feira (20) para debater estratégias de parcerias com o objetivo de fortalecer a agricultura do Distrito Federal e Entorno. Durante o encontro, os empregados das duas empresas trocaram experiências e traçaram objetivos para estabelecer um novo modelo de parceria, mais prático, mais eficiente e com foco no produtor rural.

 

Para o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, o novo modelo de parceria obedece a uma exigência atual. “Estamos trabalhando para sermos uma empresa de inovação. Para isso precisamos, obrigatoriamente, estar conectados com a pesquisa. Até agora, a parceria entre Emater-DF e Embrapa tem dado muito certo, mas é preciso fazer desse exemplo a base para uma política nacional”, pontuou Argileu.

 

Já o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, observou que um dos maiores desafios do setor público atualmente é a integração. “O trabalho em parceria otimiza tempo e recursos, trazendo ganhos significativos para o público — no nosso caso, o agricultor”, afirmou. Segundo o secretário, a Embrapa possui pesquisadores extremamente qualificados e a Emater-DF abriga extensionistas altamente experientes. “Assim, essa união, que já dura vários anos, tem tudo para dar certo nessa nova relação institucional que está sendo proposta”, completou.

 

Segundo o chefe da Embrapa Cerrados, Cláudio Takao, cabe aos gestores criar as condições para uma nova relação entre pesquisa e extensão. “Temos uma das melhores empresas de extensão rural do país, a Emater-DF, além de produtores bem organizados. Além do mais, podemos fazer interfaces com outras unidades da Embrapa no país, ampliando essa ideia”, destacou.

 

Durante o seminário, experiências como a Expedição Safra Brasília, pesquisas com melhoramento genético da mandioca, gestão de recursos hídricos e adequação da produção ao Código Florestal foram apresentadas como exemplos de atividades em parceria que deram certo.

 

2009 seminrio emater embrapa pblico

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br