Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/05/20 às 20h46 - Atualizado em 1/06/20 às 10h39

Emater-DF e Coopa-DF doam 50 caixas de alface da AgroBrasília para Banco de Alimentos da Ceasa

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, colhe alface no espaço da Agricultura Familiar, na AgroBrasília, em Planaltina

 

A Emater-DF doou ao Banco de Alimentos da Ceasa, em parceria com a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e a AgroBrasília, 50 caixas de alface de várias espécies cultivadas no espaço da Agricultura Familiar na AgroBrasília. A edição 2020 da feira agropecuária, a maior do Centro-Oeste e uma das mais importantes do país, foi oficialmente cancelada em razão da pandemia do novo coronavírus. A distribuição foi realizada em parceria com a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e a AgroBrasília.

 

As variedades de alface entregues ao Banco de Alimentos são de sementes produzidas por uma empresa alemã, que rendem uma planta maior e mais vistosa. “A Emater é parceira da AgroBrasília desde o começo da Agrobrasília. Nós resolvemos doar alimentos dos circuitos tecnológicos para o Banco de Alimentos da Ceasa, para ser repassado às pessoas mais necessitadas”, disse a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca. “Não é uma simples doação de alimentos. É uma doação de alimentos de alta qualidade e tecnologia.”

 

O secretário Luciano Mendes, o gerente da Emater Marconi Borges, o presidente da Ceasa, Onélio Teleso, e a presidente da Emater, Denise Fonseca (a partir da esq.) percorrem canteiros de alface

 

O presidente da Ceasa, Onélio Teles, agradeceu a doação, que será destinada ao atendimento de entidades assistenciais cadastradas junto ao Banco de Alimentos e à distribuição a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. Por semana, 34 mil famílias são atendidas pela entidade, que totalizam cerca de 100 mil pessoas.

 

“É um ato muito bacana, que a Emater, preocupada com essa pandemia, está doando 50 caixas de alface de primeira qualidade. A gente se sente honrado, como Ceasa, de participar desse Banco de Alimentos, que está proporcionado um trabalho de primeira qualidade dentro de Brasília”, disse Teles.

 

Caminhão da Seagri sendo carregado com caixas de alface no espaço da Agricultura Familiar

 

O secretário de Agricultura, Luciano Mendes, que esteve no espaço da Agricultura Familiar, destacou a importância da ação. “Nós temos aqui uma ótima oportunidade de mostrar para a sociedade de Brasília o que é o projeto da AgroBrasília. Queremos agradecer enormemente a direção da AgroBrasília e também a Emater por ter colocado à disposição esses produtos para doação à rede socioassistencial do Distrito Federal. São alimentos de qualidade que a gente vai fazer chegar aos abrigos, às creches aqui do Distrito Federal”, afirmou Mendes.

 

O gerente da Emater-DF em Planaltina, onde fica o espaço da AgroBrasília, Marconi Moreira Borges ressaltou a parceria entre as entidades da agricultura do DF. “Este ano houve um acordo com a Secretaria de Agricultura e com a Ceasa para a gente doar parte desses alimentos. É muito importante essa parceria para fazer essa doação ao Banco de Alimentos para que os produtos sejam entregues a entidades beneficentes”, disse.

 

O extensionista Névio Guimarães, da Emater-DF, examina alface colhido na AgroBrasília

 

Emater na AgroBrasília

O espaço da Agricultura Familiar na AgroBrasília tem uma área de 50 mil m² (5 hectares) e é administrado pela Emater-DF. Neste ano, a Emater apresentaria as tecnologias mais modernas e viáveis para os produtores rurais em diversas áreas da agropecuária.

 

O público teria acesso a 14 circuitos, como os de olericultura (folhagens), fruticultura, floricultura, bovinocultura, avicultura, suinocultura, piscicultura, agroecológico e de saneamento rural. Em cada um dos espaços, os extensionistas da Emater explicariam as tecnologias adotadas, tendências, modos de cultivo, características do cultivar ou da produção animal.

 

Com a suspensão da Feira, a Cooperativa Agropecuária do Distrito Federal (Coopa-DF) e a Emater estão produzindo uma versão virtual da AgroBrasília, que estará disponível na internet quando ficar pronta. A previsão é de que o tour virtual seja finalizado até o final do mês que vem.

 

A ideia é que o público – produtores rurais, empreendedores, pessoas que querem começar um negócio ligado à terra, estudantes e demais interessados – possa ter as informações sobre as tecnologias, características e informações técnicas de cada tipo de produto. No ano passado, a AgroBrasília teve um público presencial de mais de 100 mil pessoas e movimentou R$ 1,1 bilhão em negócios.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br