Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/09/19 às 8h52 - Atualizado em 16/09/19 às 8h52

Emater-DF discute parceria com Chile para incentivar exportação de produtos locais

 

Reunião na Agência Brasileira de Cooperação

 

A Emater-DF e a Secretaria de Relações Internacionais do GDF participaram da II Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasil-Chile, na Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. No evento, realizado na última quinta-feira (12), foram apresentados diversos projetos bilaterais, entre eles o que busca o fortalecimento institucional de modelos sustentáveis de produção e exportação de produtos agrícolas in natura e agroindustrializados no Distrito Federal.

 

Parceria entre Emater, Seagri e Campo visa segurança alimentar de populações vulneráveis

Embaixadora de El Salvador visita Emater para conhecer tecnologias e trabalho da empresa

Emater-DF leva representantes de secretaria para conhecer realidade de exportação de flores

 

Por meio desse projeto, feito em parceria com o Governo Regional de O’higgins (Chile), técnicos da Emater-DF serão capacitados para orientar produtores no que diz respeito à exportação de produtos. A iniciativa vai ao encontro da proposta do GDF em fazer do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck um dos principais pontos de recepção e distribuição de cargas da América Latina.

 

“Há uma grande concorrência dos produtos olerícolas vindos de Goiás e incentivar a floricultura e a exportação de flores no Distrito Federal é uma opção para os produtores locais, já que a cidade está aumentando os voos internacionais no aeroporto e precisa viabilizar economicamente com cargas leves, como flores”, diz o assessor de relações internacionais da Emater-DF, Luiz Augusto Rocha.

 

Para o projeto de cooperação de capacitação dos técnicos, estão disponíveis US$ 30 mil na ABC. No dia 23 de setembro haverá uma reunião para discutir a parte técnica do projeto.

 

Outras parcerias internacionais

A Emater-DF, Secretaria de Agricultura e a empresa nipo-brasileira Campo também conversaram sobre um acordo de cooperação técnica entre as três entidades. O objetivo é garantir a segurança alimentar de populações mais vulneráveis em países africanos e latino-americanos. A ideia é aproveitar a qualificação especializada dos técnicos da Emater-DF.

 

A empresa recebeu, no mês de maio, a embaixadora da República de El Salvador em Brasília, Diana Marcela Vanegas Hernández. Soluções no saneamento rural, tecnologias adotadas para irrigação, questões sobre produtividade e qualidade dos alimentos, bem como o empoderamento da mulher do campo foram alguns dos temas abordados.

 

Durante a conversa, a embaixadora convidou a Emater para ser parceira do país em acordo de cooperação bilateral para troca de experiências no âmbito da agricultura familiar e segurança alimentar, áreas em que a empresa brasileira tem atuado com expertise.

 

Também no mês de maio, uma caravana de embaixadores africanos e convidados também visitou o espaço da agricultura familiar, na AgroBrasília, em que a Emater-DF apresentou tecnologias de baixo custo adaptadas à agricultura familiar.

 

A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br