Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/18 às 11h43 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Emater-DF debate possibilidades da aquicultura

 

Atividade, que envolve criação de peixes e camarões, exige dedicação e tecnificação, mas pode render bons dividendos aos produtores rurais

 

Compartilhar conhecimentos e experiências com o objetivo de potencializar a criação e comercialização de peixes e outros animais aquáticos no Distrito Federal: esse foi o objetivo do Seminário de Aquicultura, promovido pela Emater-DF nesta terça-feira (10), no Centro de Capacitação e Comercialização (CCC) da Ceasa. O encontro reuniu médicos veterinários e zootecnistas da empresa, que debateram temas como novas formas de alimentação e criação de camarões de água doce como uma possibilidade viável para produtores da região.

 

Segundo o coordenador do Programa de Piscicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges, a empresa enxerga boas perspectivas para a atividade. “Integração entre agricultura e piscicultura; implantação de fazendas urbanas, proporcionando maior proximidade entre produtor e consumidor; incentivo a aquaponia, recirculação e bioflocos: esses são alguns pontos que podemos trabalhar, fazendo com que o produtor tenha mais renda e o consumidor possa acessar um alimento mais saudável e seguro”, observou.

 

Durante o seminário, o veterinário Renato de Carvalho Lopes falou sobre criação de camarões em água doce — uma tendência em vários países produtores, como o Equador, devido ao custo dos terrenos e problemas ambientais no litoral, entre outros fatores. “Isso abriu possibilidades para produção de crustáceos em regiões distantes do mar”, explicou, apontando quais espécies do animal são mais adaptáveis a água doce. Em seguida, o veterinário Fabio Renato Rodrigues apresentou as vantagens dos bioflocos na alimentação de peixes e crustáceos, apontando as melhores formas de se obter sucesso com essa nova tecnologia.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br