Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/16 às 11h58 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Emater-DF consolida atuação em assentamentos

 

Resultados positivos refletem o esforço dos técnicos da empresa na assistência a comunidades de reforma agrária

 

Os contratos da Emater-DF com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para atuação em assentamentos foram renovados em setembro deste ano. Para fazer uma avaliação dos dois primeiros meses desta nova etapa nas 33 comunidades atendidas pela empresa, os gerentes dos cinco escritórios se reuniram na última sexta-feira (18) na Coordenadoria de Operações (Coper). Durante o encontro, foram apresentados resultados parciais das ações e apontados alguns itens que podem otimizar o trabalho dos colegas no campo nos próximos meses.

 

“Este contrato está entrando no terceiro ano. Até agora, temos cumprido as metas satisfatoriamente e os resultados são bastante positivos”, observou o coordenador de Assentamentos, João Pires. Ele acrescentou que a direção da empresa já está providenciando melhorias nos recursos humanos e materiais necessários para que os escritórios continuem desenvolvendo um trabalho de excelência.

 

Para João Pires, as articulações institucionais têm sido fundamentais para o sucesso da empreitada, especialmente no Entorno. “Nossa atuação é tão sólida que os novos prefeitos e vereadores já estão em contato conosco para que o trabalho e as parcerias continuem firmes”, lembrou João Pires.

 

Casos de sucesso — Após dois anos de trabalho — quatro, no caso dos assentamentos atendidos por meio do contrato com Furnas Centrais Elétricas —, os resultados do esforço dos extensionistas é visível. “Temos dezenas de exemplos de agricultores que não tinham quase nada, acessaram linhas de crédito e hoje já produzem, comercializam e garantem renda”, explicou João. Projetos do Pronaf (recursos do governo federal) e Prospera (financiamento do GDF) trouxeram desenvolvimento a vários assentados.

 

Em fevereiro de 2017, a Emater-DF deverá promover um seminário onde as equipes que atendem a essas comunidades deverão trocar experiências e informações. Atualmente, a Emater-DF está presente em 33 assentamentos de reforma agrária, num total de aproximadamente três mil famílias. Destes, 29 são fruto de um contrato com o Incra e 4 são atendidos por meio de um convênio com Furnas Centrais Elétricas, em Cristalina. Dos 33, apenas um — Oziel Alves — fica no Distrito Federal; todos os outros estão localizados em municípios de Goiás.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br