Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/18 às 11h38 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Emater-DF comemora 40 anos

 

Aniversário da empresa tem homenagem aos pioneiros da extensão rural no Distrito Federal.

 

“Valores e compromisso é exatamente o que a gente conserva desde 1978”, afirmou Roberto Carneiro, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), durante a comemoração dos 40 anos da empresa. Segundo ele, esses são valores comuns à extensão rural brasileira, que os pioneiros do DF souberam mostrar ao longo de tantos anos de trabalho.

 

A comemoração aconteceu na última sexta-feira (6), no auditório do Instituto Israel Pinheiro, com a presença de extensionistas pioneiros, dos atuais e de várias autoridades. Na ocasião, o secretário de Agricultura do DF, Argileu Martins, parabenizou a empresa. “Tenho a plena convicção que a extensão rural do Distrito Federal está se tornando cada vez mais uma referência para o nosso país, pela formação e pela capacidade de seus técnicos”, afirmou o secretário, que estava também representando o governador do DF.

 

O diretor executivo da Emater-DF, Rodrigo Marques, apresentou as ações do programa de qualidade de vida, o Bem Viver no Trabalho. Entre elas, a revitalização de escritórios locais e da sede, um resultado da união dos colegas em prol de melhorias no ambiente. “Agradeço todo esforço que tiveram, sem recursos, mas tudo com amor, como é o trabalho da extensão rural”, disse Rodrigo. “Vocês são essa empresa, vocês fazem essa empresa”, completou.

 

Também estiveram presentes parlamentares, representantes da Embrapa, do  Sicredi, da Federação da Agricultura e Pecuária do DF, do Instituto Federal de Brasília, da Anater, da Asbraer, do Sindiorgânico, das associações e cooperativas de agricultores, entre outros parceiros e amigos da extensão rural do DF.

 

Merecidas homenagens

 

Apresentação musical, poesia, fotos. Não faltaram meios para expressar os parabéns e comemorar os 40 anos da Emater-DF. Os talentos da Emater-DF começaram as celebrações ao som de “Tente outra vez”, de Raul Seixas. O grupo de sete extensionistas rurais cantou ao vivo outras três músicas e encantou os presentes.

 

Na ocasião, cinquenta colegas receberam uma placa de agradecimento pela dedicação e colaboração por seus 30 anos ou mais de trabalhos prestados. Também foi feita a homenagem “de extensionista para extensionista”, em que a administradora Carla Martins ofereceu à agrônoma Luciana Tiemann. “Você acreditou em mim e me inspirou a crescer, não tenho palavras para agradecer”, disse Carla à homenageada.

 

Os extensionistas rurais que iniciaram a trajetória da empresa também foram reconhecidos. Chamados de Pioneiros, os primeiros extensionistas que fizeram parte do quadro da Emater-DF receberam uma caixa de chocolates finos. Shigeo Matsuura foi um dos presenteados. “Muito bom estar aqui e rever tantos colegas”, emocionou-se.

 

Mas quem realmente marcou a história da Emater-DF sempre foram os agricultores, que tiveram um destaque especial na festa. A agricultora Maria Aparecida, do Núcleo Rural Rajadinha, fez um discurso de agradecimento à empresa. E o trio de agricultores atendidos pela Emater em Vargem Bonita cantou a música “Eu te desejo”, de Flávia Wenceslau.

 

Entre os mais marcantes, porém, esteve o tributo feito à família Kanegae. Pioneiros no Distrito Federal, os agricultores dessa família foram atendidos pela Emater-DF e em retribuição a esse bom atendimento, lutaram pela empresa em 1987 e enviaram uma carta ao governador da época sobre a importância da continuidade dos serviços de Ater na região.

 

A carta foi resgatada e lida na cerimônia. O representante da família, Toshihiro Kanegae, falou da sua chegada em Brasília, da tradição da família, do apoio da Emater na agricultura e ao final foi aplaudido de pé. “Foi tudo muito emocionante, difícil segurar as lágrimas” disse a extensionista rural Sônia Cascelli.

 

aniversario5

Talentos da Emater-DF, extensionistas rurais tocam e cantam ao vivo

 

aniversaio1

Autoridades prestigiam o evento

 

aniversario2

Toshihiro Kanegae recebe homenagem aos agricultores

 

aniversario3

De extensionista para extensionista, Carla Martins agracia Luciana Tiemann

 

aniversario6

Comemoração dos 40 anos da Emater-DF 

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br