Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/19 às 8h40 - Atualizado em 27/11/19 às 8h40

Emater-DF celebra X Semana do Idoso com atividades na região do PAD-DF

Evento reuniu idosos que vivem em áreas rurais nas regiões do Paranoá e de Planaltina

 

Mais de 100 pessoas participaram da X Semana do Idoso realizada pela Emater, em parceria com o Posto de Saúde local e pessoas da comunidade, no núcleo Rural PAD-DF. O evento, que teve o objetivo de proporcionar um dia de lazer a esse público, visa cuidar da saúde mental e levar valorização para o idoso da área rural. Além das comunidades rurais do PAD-DF e do Jardim, regiões do Paranoá, também participaram, na sexta-feira (22), pessoas do núcleo rural Rio Preto, de Planaltina.

 

Emater discute inclusão de produtores em projeto de turismo de aventura em rotas rurais

Emater-DF faz exames de sangue e orienta produtores da Taquara sobre intoxicação

 

Entre os eventos, o público participou de uma oficina de terrário, com plantas suculentas e orientações sobre como montar arranjos, e outra de alimentação saudável, com receitas de sucos funcionais e sanduíches naturais. Os participantes puderam também interagir jogando baralho e contando histórias em uma roda de conversas. Em homenagem aos idosos, foi oferecido um café da manhã e almoço no local.

 

A oficina de sucos funcionais e alimentação saudável reuniu parte das mulheres do grupo

 

Marina Malheiros, médica do posto de saúde do PAD-DF, fez uma dinâmica com o envolvimento de todos, o que gerou muitas risadas com as prendas impostas, como cantorias e atividades extras, aos que perdiam.

 

Para ela, o evento coloca em evidência a necessidade de levar mais entretenimento para os idosos que vivem em áreas rurais. “Essa interação é importante e traz alegria para esse público. Nosso lema é o de que viver com prazer é envelhecer feliz”, destacou. O grupo também fez alongamento com o educador físico Alessandro Bento, que dá aulas de zumba na região.

 

A extensionista Regina Lima, que atua no escritório da Emater-DF em Rio Preto, ressaltou a importância de fazer eventos voltados para o público idoso. “A maioria dos idosos que está aqui, da área rural, vive em locais que não têm trabalho, não têm diversão e muitos estão na solidão, doentes e com depressão. O idoso da área rural tem que ter mais oportunidade, mesmo que ele não seja mais um idoso produtivo”, disse.

 

Quem não participou das oficinas, interagiu em uma roda de conversas

 

Aos 61 anos, Maria Regina, que diz ter nascido e crescido no núcleo rural Jardim, afirmou que nunca perde o evento. “Eu adoro quando acontece esse encontro. Estar aqui, conversar, encontrar as pessoas, fazer novas amizades e ainda aprender muito nas oficinas é uma coisa muito boa na minha vida”, apontou.

 

Para Maria Antônia, o momento é de alegria. “Se a gente fica dentro de casa só tem coisa negativa. Aqui a gente se diverte muito. Só não entrei na última brincadeira porque meu joelho não tá bom, mas sorri muito olhando”, declarou ela, que esteve acompanhada do marido, que tem 85 anos.

 

A oficina de terrário também chamou atenção das mulheres

 

A extensionista Yokowama Odaguiri, que atua no PAD-DF, explicou que o evento está ligado à união dos grupos formados em áreas rurais e que se reverte em benefícios familiares. “No início do encontro eram apenas mulheres, quando os homens começaram a perceber a melhora das mulheres, logo começaram a participar. Todos os anos eles ficam aguardando com muita ansiedade esse encontro de idosos. Aqui eles conseguem falar dos problemas, elogiam o trabalho um do outro, falam dos filhos, da família em geral e dizem que ficam renovados para mais um ano de luta”, disse.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br