Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/06/18 às 18h23 - Atualizado em 29/10/18 às 11h45

Emater-DF capacita técnicos no projeto Biomas

Projeto da Embrapa em parceria com diversas instituições desenvolve estratégias de recomposição ambiental para o bioma Cerrado

 

Dez técnicos da Emater-DF participaram nessa sexta-feira (29) do Dia de Campo do projeto Biomas da Embrapa. Realizado na Fazenda Entre Rios, no PAD-DF, o evento buscou apresentar os resultados parciais obtidos até o momento pelo projeto no bioma Cerrado. O foco foi experimentar estratégias de uso da árvore para recomposição de áreas degradadas, aliando com a possibilidade de retorno financeiro.

 

“A Emater-DF faz parte da parceria e está ajudando a construir novos conhecimentos a fim de tornar os sistemas de produção mais sustentáveis”, explicou o presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro. “Além disso, é importante promover a atualização dos nossos técnicos, a fim de levarmos para o campo orientações mais atualizadas sobre a recuperação de reserva legal e apps”, disse Roberto.

 

A proposta do dia de campo foi comparar situações de semeadura direta, plantio de mudas, monocultivo de baru e consórcio de espécies implantados na propriedade e analisar como utilizar cada técnica de restauração de acordo com a necessidade de adequação ambiental de cada propriedade.  “Quando se fala em restauração ambiental, já sabemos que não basta plantar qualquer coisa em qualquer lugar, porque isso não funciona” disse o pesquisador da Embrapa José Felipe Ribeiro. Durante o evento, ele explicou a implantação de cada modelo.

 

Para o produtor José Brilhante Neto trazer parcerias fortes para dentro da propriedade é sempre uma grande oportunidade. “Essa troca de experiências com a Embrapa, Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e demais parceiros, o que a gente puder participar, estamos junto”, diz Neto. Ele já percebe benefícios em sua propriedade. “O projeto ainda está em andamento, mas já podemos perceber que há um ganho com a integração de sistemas como lavoura e pecuária, que não tinha antes”, afirma ele.

 

Segundo o Gerente de Meio Ambiente da Emater-DF, Marcos Lara, o trabalho de pesquisa realizado é excelente para agregar nas possibilidades de retorno financeiro para o produtor. “Muitas vezes o custo da recuperação dessas áreas é alto, e quando você reduz esse custo, estimula o produtor a realizar essa recomposição”, explica Lara.

 

O Projeto Biomas

O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de 400 pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos.

 

O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, Monsanto e John Deere. No Cerrado, o Projeto Biomas conta com o apoio da Embrapa Cerrados, Emater/GO, Emater/DF, Instituto Federal Goiano e Universidade de Brasília. Saiba mais em: www.projetobiomas.com.br.

 

Diândria Daia 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Foto: Luiza Brilhante – Guzerá da Capital

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br