Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/11/17 às 12h03 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Emater-DF capacita técnicos em apicultura

 

Criação de abelhas, que aumenta a produtividade no cultivo de hortaliças, será um dos destaques na próxima edição da AgroBrasília, em maio de 2018

 

A Emater-DF promoveu, segunda e terça-feira (dias 30 e 31 de outubro), um curso sobre apicultura, voltado para técnicos da empresa. Cerca de 15 extensionistas participaram da capacitação, que foi ministrada por profissionais da casa. No mês de novembro, haverá a parte prática, quando os participantes vão visitar uma propriedade rural onde se cria abelhas. A atividade deve preparar a equipe para o circuito da apicultura na próxima edição da AgroBrasília.

 

De acordo com o gerente de Metodologia e Comunicação Rural, Álvaro Castro, a ideia de trabalhar com prata da casa é otimizar e valorizar o conhecimento dos colegas. “Temos muitos extensionistas com especialização, mestrado e doutorado. Este foi o primeiro curso em que estamos aproveitando nosso próprio saber para disseminar entre os demais”, explicou.

 

Já o médico veterinário Edson Cytrangulo observa que a apicultura é uma atividade com grande potencial de crescimento na produção agropecuária do Distrito Federal. “A criação de abelhas em áreas próximas a olericultura aumenta a polinização das plantas e, consequentemente, a produtividade, o que diminui a necessidade de irrigação”, apontou. Edson disse ainda que esse curso foi voltado para a criação de insetos com ferrão. No segundo módulo, os extensionistas serão qualificados para a meliponicultura — manejo de abelhas sem ferrão.

 

No Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf) da AgroBrasília, o circuito da apicultura vai apresentar o impacto da atividade no aumento da produtividade e na diminuição do consumo de água. A feira acontece entre os dias 15 e 19 de maio de 2018.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br