Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/08/19 às 17h16 - Atualizado em 1/08/19 às 17h16

Emater-DF apresenta projeto Filhos deste Solo a mais de 100 jovens da Taquara

Jovens do Núcleo Rural da Taquara conhecem o projeto Filhos deste Solo

 

A Emater-DF apresentou o projeto Filhos deste Solo, de empreendedorismo e sucessão rural, a mais de 100 jovens do Núcleo Rural da Taquara, região de Planaltina DF, na noite desta quarta-feira (31). O Filhos deste Solo é um programa que visa estimular a manutenção dos jovens no campo, fazendo com que eles vejam a atividade rural e a propriedade como meios de gerar renda, emprego e oportunidades.

 

Entre o público, pais e agricultores da região, preocupados com o futuro dos adolescentes, também acompanharam atentos a proposta apresentada pelos coordenadores do projeto, os extensionistas Roberto Bemfica e Sérgio Orsi. Além do projeto, os coordenadores também falaram sobre os novos padrões de consumo e os nichos de oportunidades que os jovens podem encontrar no campo.

 

“Nós vamos trabalhar a sucessão rural porque a gente quer que os jovens permaneçam e vivam na área rural com satisfação, felizes e bem-sucedidos”, afirmou Bemfica. “Nosso desafio é dar oportunidade para que esse público possa entender um pouco do cenário que rege a relação do campo com a cidade, do produtor com o consumidor e fazer uma análise do ambiente para que assim possam inserir um projeto de sucesso”, ressaltou Orsi.

 

Benfica finalizou o evento tirando dúvidas sobre a proposta Filhos Deste Solo

 

O diretor-executivo da empresa, Antonio Dantas, prestigiou a apresentação na região e afirmou que a Emater está buscando qualificação e motivação para os jovens das áreas rurais do Distrito Federal. “A Emater veio trazer para vocês um programa que tem um objetivo de trabalhar com a juventude na área rural. A questão da sucessão do jovem, continuando na área rural, é um problema no mundo inteiro e a gente espera que essa proposta atenda os anseios dos adolescentes da nossa região”, afirmou.

 

Proposta

Para estimular o desenvolvimento de planos de negócios, o extensionista Roberto Bemfica, explicou que a Emater-DF fará um curso de empreendedorismo na fase inicial do projeto. O curso terá duração de 120 dias. “Nós queremos dar uma formação. Cada um tem um sonho, tem uma ideia, algo que gostaria de desenvolver e de fazer. Nós queremos pegar esse sonho, essa ideia, e transformar em realidade”, disse Bemfica.

 

Após essa fase de produção da ideia, serão ofertados aos participantes do projeto R$ 500 mil em prêmios às dez melhores propostas de negócios. Os vencedores serão escolhidos por um júri independente. O projeto melhor avaliado poderá obter um prêmio de até R$ 100 mil, que deve ser investido integralmente no desenvolvimento do plano de negócios. 

 

Muitos pais também acompanharam atentos às apresentações. Sérgio Orsi falou sobre oportunidades

 

O prêmio vai ser instituído pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, que patrocina o programa desenvolvido pela Emater-DF. O projeto é direcionado a jovens entre 16 e 29 anos, que tenha alguma ligação com a atividade agropecuária (ser proprietário rural, agricultor, filho de agricultor ou funcionário de empresa ou propriedade rural). 

 

A estudante de Agronegócio Valquiria Peres, de 25 anos, moradora da Taquara, vê a iniciativa com otimismo. “O projeto é uma inovação para o campo porque eu, que convivo aqui, sei como é essa realidade, as dificuldades de manter o jovem rural aqui e até mesmo os próprios produtores diante da crise na agricultura e do País”, diz ela, que é filha de produtores de hortaliças na região.

 

A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br