Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/10/16 às 9h37 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Emater-DF apresenta alternativa de alimentação animal

 

Técnicas de armazenamento de silagem garantem gado bem alimentado no período de seca e, consequentemente, boa qualidade do leite e renda ao produtor

 

Com o período de seca se alongando cada vez mais, os produtores precisam encontrar alternativas para manter a produtividade sem afetar a qualidade dos alimentos. Pensando nisso, a Emater-DF, por meio do escritório em Brazlândia, reuniu empreendedores rurais do setor leiteiro da região em uma palestra técnica sobre Estratégias Para Reforçar o Banco de Alimentos Para Produção de Leite Frente a Mudanças Climáticas. O foco do evento, realizado na última sexta-feira (14), foi o armazenamento da alimentação animal em forragem — uma técnica que garante mais economia ao pecuarista.

 

De acordo com o médico veterinário Mario Paschoal, da Emater-DF em Brazlândia, foram apresentados dois tipos de silagem (alimentação animal): cana-de-açúcar e capim elefante. “São alternativas de ração a baixo custo e com resultados muito satisfatórios, que podem ser utilizados proveitosamente em períodos de grande estiagem como os que temos enfrentado”, explica Mario.

 

O armazenamento em forragens possibilita ao produtor fornecer alimento ao gado em época de chuvas e na época da seca, quando não há pasto. O sistema possibilita ainda a oferta de ração que não depende do milho — produto que fica escasso durante a estiagem.

 

“Com isso, estamos preparando os pecuaristas para uma nova realidade, onde aqueles que estiverem mais bem qualificados poderão garantir mais renda e qualidade ao seu produto”, conclui Mario. Além do médico veterinário, a palestra foi conduzida pela zootecnista Isabella Belo, extensionistas da equipe de Brazlândia.

 

Na próxima terça-feira (25), ocorrerá a segunda etapa do evento, quando a Emater-DF promoverá uma excursão dos produtores a uma propriedade de confinamento de bovinos no município de  Padre Bernardo-GO.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br