Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/02/19 às 17h42 - Atualizado em 8/03/19 às 14h28

Emater-DF apresenta a distrital projetos desenvolvidos pela empresa

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, apresentou nesta segunda-feira (18) ao deputado distrital Martins Machado (PRB) os projetos desenvolvidos pela empresa na assistência aos produtores rurais e quais devem ser implementados em 2019. A reunião ocorreu na sede da Emater-DF, na Asa Norte.

 

Denise mostrou projetos como o de produção de eletricidade em propriedades rurais por meio de energia solar (fotovoltaica), uma alternativa ambientalmente sustentável de geração de energia que se paga em relativo pouco tempo.

Ela também falou sobre o Programa Jovem Empreendedor, de estímulo ao desenvolvimento de iniciativas empresariais de pequenos produtores, para que eles desenvolvam novos produtos e fontes de renda e melhore a gestão do negócio. “Nosso objetivo é fazer com que essas pessoas se vejam como empreendedoras”, disse Denise.

 

A presidente da Emater-DF também detalhou o funcionamento de projetos de caráter social, como o de habitação rural, iniciativa que melhora as condições de habitabilidade de pequenos produtores, pela substituição de imóveis antigos e malconservados por residências novas de alvenaria, que custam cerca de R$ 30 mil.

 

Outro projeto com impacto na saúde dos trabalhadores rurais e que se reflete na qualidade dos alimentos produzidos no campo é o de saneamento rural. Dados da Emater-DF revelam que menos de 2% da população rural do Distrito Federal, estimada em 90 mil pessoas, têm acesso a saneamento básico. O projeto da Emater-DF prevê a instalação de sistemas de saneamento com contrapartida de os produtores construírem a parte de tubulação e a de alvenaria onde são instalados os equipamentos.

 

Em pouco mais de três anos do programa, a Emater-DF fez a instalação de mais de cem sistemas de saneamento em propriedades rurais, afirmou o gerente da Regional Oeste, Rodrigo Teixeira Alves, que também participou da reunião com o deputado.

 

Denise Fonseca disse que as pautas defendidas pelo deputado, como a de qualificação de mão de obra no campo, são parecidas com as da Emater-DF. Martins Machado destacou o empenho da empresa em buscar formas de viabilizar a assistência aos produtores rurais e afirmou que conversaria com outros deputados sobre a possibilidade de ser formado um bloco Parlamentar para destinar recursos de emendas parlamentares para as iniciativas da Emater-DF.

 

 

Assessoria de Comunicação
Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br