Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/04/19 às 15h19 - Atualizado em 3/05/19 às 16h10

Emater-DF apoia divulgação de uso de plantas não convencionais

Pesquisador Nuno Madeira no Dia de Campo na Embrapa Hortaliças 

 

Agricultores, estudantes, pesquisadores e técnicos da extensão rural participaram na manhã desta terça-feira (30) do dia de campo sobre sistemas de produção de hortaliças tradicionais, também conhecidas como Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc). O evento aconteceu no campo experimental da Embrapa Hortaliças e contou com a participação de cerca de 140 pessoas.

 

VEJA COMO PREPARAR MACARRÃO AO MOLHO PESTO COM ORA-PRO-NÓBIS

DIA DE CAMPO EM CEILÂNDIA INCENTIVA CRIAÇÃO DE GALINHAS POEDEIRAS

 

Para o diretor-executivo da Emater-DF, Antonio Dantas, o assunto é de grande interesse para o produtor rural. “Os programas de televisão já fazem receitas com as Pancs e isso está se popularizando muito. Para o nosso público, de pequenos agricultores, de assentados na reforma agrária, da agricultura familiar, nós vemos sim uma grande oportunidade de renda.”

 

Dividido em seis estações, o evento tratou sobre hortaliças folhosas, plantio tutorado, ora-pro-nóbis, mangarito e moringa, carás e vinagreiras, adubação verde e Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPHD).

 

Técnicos e produtores ouvem explicação sobre uso de Pancs 

 

O supervisor de desenvolvimento e inovação da Embrapa Hortaliças e um dos coordenadores do dia de campo, Ítalo Ludke, destacou a importância da parceria com a extensão rural no evento. “Todo o trabalho de resgate dessas espécies [de hortaliças], o teste junto com os produtores, toda a parte que a gente está fazendo agora de validação, desenvolvimento de sistema de produção, inclusive a manutenção desse grupo das Pancs, tem tido uma parceria muito forte da Emater conosco”, afirma o pesquisador.

 

A produtora Dayanne Porto, do Núcleo Rural Capão Comprido, já comercializa receitas com ora-pro-nóbis nas feiras de que participa. “Vendo tortinha sem glúten, biscoitos sequilhos e pães de ora-pro-nóbis – todas receitas que eu inventei. O pessoal está gostando”, disse a produtora. “Agora vou inventar receitas com outras pancs”, completou.

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br