Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/09/19 às 8h25 - Atualizado em 24/09/19 às 11h01

Emater-DF acompanha visita de comitiva com integrantes do Chile e do Panamá na Taquara

Técnicos da Emater-DF levam grupo a uma propriedade e explicam apoio da empresa a agricultores

 

Uma comitiva com integrantes dos governos do Chile e do Panamá esteve na Taquara, núcleo rural de Planaltina, para conhecer de perto como funciona o trabalho da Emater-DF junto aos agricultores, os serviços da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina, a Cootaquara, e os programas do governo voltados para compras da agricultura familiar à alimentação escolar. 

 

Agricultura familiar passa a entregar produtos em todas as escolas públicas do DF
Agricultores orgânicos de São Sebastião ganham mais um ponto de comercialização

 

A região rural de Planaltina é conhecida como um dos principais polos de produção de hortaliças do Distrito Federal e um dos mais importantes do país em produção de pimentão. O grupo também passou por uma propriedade rural e conheceu a produção e a forma de comercialização adotada pelos agricultores. A visita foi intermediada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).  

 

Programas

Um dos pontos mais debatidos foi a mudança de vida dos pequenos agricultores com incentivos sociais do governo e o serviço de extensão rural. Programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são alguns dos utilizados pela agricultura familiar na região.

 

Durante o encontro, representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) explicaram ao grupo o funcionamento do PNAE, que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O programa determina que no mínimo 30% da compra de alimentos venha de produtos da agricultura familiar, por meio de chamada pública.

 

“Observamos uma melhoria na qualidade de vida e renda dos agricultores por meio de compras públicas”, afirmou a diretora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Kellen Pedrolo, que falou sobre a importância da compra pública. De acordo com ela, o programa fomenta a economia local.  

 

Em Brasília, cerca de 60% das frutas e hortaliças dos cardápios escolares vêm da agricultura familiar. Pelo menos 946 agricultores participam do Programa de Alimentação Escolar do DF, com quase 3,8 mil pessoas diretamente envolvidas.

 

Neste ano, todas as escolas públicas do Distrito Federal passaram a receber alimentos da agricultura familiar. “Essa é uma política pública que estimula a produção local, gerando renda e empregos no campo. Nossa intenção é ampliar esse modelo, beneficiando ainda mais os produtores e a economia do DF”, afirmou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

Grupo do Chile e do Panamá em visita à propriedade que vende seus produtos para o PAA

 

A extensionista da Emater-DF Bruna Heckler explicou que a empresa atua em diversos campos além da capacitação e dos serviços de assistência técnica e extensão rural. “A Emater tem escritórios locais em vários núcleos rurais, com agrônomo, economista doméstico e veterinários, que fazem esse atendimento direto com o produtor e auxilia ele com diversas políticas públicas voltadas para o produtor”, destacou.

 

O extensionista da empresa Carlos Antonio Banci contou ao grupo a história da cooperativa, a atuação da Emater-DF na região e o progresso dos agricultores nos últimos anos. Luiz Rocha, extensionista da empresa, também falou sobre a produção e os programas que beneficiam grupos específicos com refeições de qualidade.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br