Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/18 às 10h55 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Emater-DF acompanha jornalistas que farão a cobertura do 8º Fórum Mundial da Água

 

Grupo faz visita para conhecer Projeto Produtor de Águas no Pipiripau

 

A Emater-DF acompanhou, na tarde dessa quarta-feira (14), um grupo de jornalistas interessados na cobertura do Fórum Mundial da Água. Eles foram ao Núcleo Rural Pipiripau conhecer um produtor participante do Programa Produtor de Água, à convite dos parceiros envolvidos. A visita aconteceu na propriedade de Raimundo Campos, produtor de hortaliças e maracujá e teve como objetivo explicar o funcionamento do projeto na bacia do Ribeirão Pipiripau, que terá destaque no 8º Fórum Mundial da Água.

 

Para a engenheira ambiental da Emater-DF Priscilla Silva o produtor é o principal parceiro nesse projeto. “É a ação do produtor no dia-a-dia que constrói os resultados pro projeto, tanto quando ele deixa de utilizar uma área de preservação, quanto quando ele cuida das mudas nas áreas plantadas. Sem o envolvimento de cada agricultor o projeto não acontece”, diz Priscilla.

 

Nesse sentido, Raimundo Campos é um grande parceiro. O produtor entrou oficialmente no projeto Pipiripau em 2017, mas já há alguns anos ele busca parcerias para plantar mudas em sua propriedade. Ele conta que plantava de 200 a 300 mudas por ano. Agora, pelo Produtor de Águas já recebeu mais de 300 mudas só no início desse ano de 2018. “Temos alguns problemas, como já perdi plantios com incêndio, mas o importante é replantar e continuar reflorestando”, diz Campos.

 

O produtor também acredita na ampliação do projeto para novos produtores e até para a área urbana. “Tanto produtores como consumidores deveriam investir nesse projeto para que a remuneração pelos serviços ambientais seja compensadora e não simbólica”, defende Campos, que utiliza menos de 30% de sua área para produção agrícola. E afirma: “Acredito que toda a sociedade precisa compartilhar essa responsabilidade”.

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br