Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/04/18 às 11h34 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Emater-DF: 40 anos promovendo assistência técnica e extensão rural

 

Atuação da empresa é base para desenvolvimento da área rural do DF e Entorno

 

Era 1978 e a capital do país ganhava uma empresa que criaria uma aquarela na vegetação seca e árida do Cerrado. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) surgiu em 7 de abril daquele ano, contribuindo para que, conforme os planos da equipe de Juscelino Kubitschek, Brasília tivesse um cinturão verde. Os 40 anos de atuação da Emater-DF consolidam o êxito do projeto empreendido há mais de 50 anos por JK de criar, no coração do Brasil, um polo de desenvolvimento capaz de gerar emprego, renda, conhecimento e alimentos de qualidade.

 

Composto de aproximadamente 70% de área rural, o Distrito Federal mostra que tem vocação agrícola, produzindo mais de 1,2 milhões de toneladas de alimentos por ano. A produção de hortaliças, por exemplo, chega, em média, a 270 mil toneladas, cultura que também gera bastante ocupação na área rural. Por ano, são cerca de 40 mil ocupações laborais geradas pela produção rural no DF.

 

“A atuação da Emater-DF contribui para o desenvolvimento de uma Brasília sustentável, na medida que promove a produção de alimentos saudáveis para abastecer sua população, cuida dos aspectos ambientais e do desenvolvimento social no campo”, afirma Roberto Carneiro, presidente da Emater-DF e extensionista rural há 30 anos.

 

A empresa realiza cerca de 22 mil atendimentos por ano, por meio de diversos métodos como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo, reuniões técnicas entre outros. São esses métodos que aproximam os agricultores das inovações e orientações levadas pela extensão rural do DF. Na área social, a Emater-DF leva orientações sobre aposentadoria rural, benefícios sociais e políticas públicas de inclusão.

 

A presença da extensão rural permitiu que o DF aproveitasse as boas condições climáticas locais e construísse, ao longo dos anos, modelos de produção que mesclam tecnologias avançadas, profissionalização, produtores altamente tecnificados, cuidados com o meio ambiente e desenvolvimento social. O resultado é um polo agropecuário que possui altas produtividades em diversas culturas, capaz de produzir conhecimento científico para o Brasil e ser exemplo para outros países.

 

Seja na horticultura, nos grãos, na floricultura ou na avicultura, o Distrito Federal contribuiu para interiorizar o desenvolvimento do País e exteriorizar tecnologias inovadoras, contribuindo com a modernização da agricultura brasileira.

 

Com uma ampla cobertura da Emater-DF, em todas as regiões administrativas, os produtores rurais contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das ciências agrárias e ambientais, ciências sociais e humanas, tecnologia da informação, engenharia, educação, comunicação além de outras áreas que compartilham as novidades geradas pela pesquisa, inovações e políticas públicas aos agricultores, famílias e organizações.

 

Comemoração — Na próxima sexta-feira (6), a Emater-DF fará uma solenidade para celebrar os 40 anos da empresa. A comemoração acontecerá a partir das 8h, no auditório Instituto Israel Pinheiro, no Lago Sul. Na ocasião, haverá a apresentação musical “Prata da casa”, em que extensionistas rurais cantarão uma música em homenagem ao aniversário da empresa.

 

A solenidade contará ainda com o reconhecimento das equipes destaque de 2017 e uma homenagem especial aos empregados que possuem 30 anos ou mais de trabalhos prestados à Emater-DF.

 

Programao-40-anos

 

Serviço:
Aniversário Emater 40 anos 
Data: 06/04/2018 (sexta-feira)
Horário: 8h às 13h 
Local: Instituto Israel Pinheiro, DHDB, Ql 32, conjunto 1, lote A. Auditório B – Lago Sul – Brasília-DF

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br