Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/04/17 às 12h00 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Emater completa 39 anos de serviços à sociedade

 

Com o slogan “A Emater somos nós”, empregados e colaboradores receberam uma comemoração especial nesta sexta-feira (7)

 

O serviço de extensão rural no Distrito Federal completa 39 anos nesta sexta-feira (7). Durante esse tempo, a Emater-DF tem levado inovação aos sistemas produtivos – reduzindo a penosidade do trabalho, minimizando a aplicação de insumos, aumentando a produtividade e racionalizando o uso da terra, da água, do capital e do trabalho. Fórmula estratégica para que a agropecuária possa produzir cada vez mais, em um menor espaço possível, com mais qualidade e com sustentabilidade.

 

Para celebrar a data e valorizar o trabalho de seus empregados, foi realizado um evento especial, nesta sexta-feira (7), na Casa do Cerrado, em frente ao edifício sede. Durante a manhã, empregados e colaboradores foram recepcionados com um café da manhã e, em seguida, foram presenteados com uma apresentação da orquestra Roda de Viola.

 

0704 aniveremater_noildeNa solenidade, produtores atendidos pela empresa fizeram uma breve homenagem. Noilde Maria de Jesus, atendida pela unidade da Emater em Brazlândia contou que a instituição a acompanha desde o início do seu trabalho no campo. “Todo meu crescimento e conhecimento veio por meio da Emater. Foi graças a eles que conheci uma associação de produtores, fiz cursos, acessei crédito rural e, além de produzir morango, faço parte de um grupo de mulheres que trabalha com panificação. A Emater tinha que ter outro nome, deveria se chamar ‘casa do produtor’, pois lá somos sempre muito bem recebidos”, contou.

 

A presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Brazlândia, Maria do Socorro Miranda, disse que “na Emater nos sentimos em casa. É uma instituição que jamais pode deixar de existir no campo”. Para a presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural do Paranoá, Sandra Pereira Silva, “não é difícil falar da Emater. Queremos agradecer com muito carinho tudo que a Emater faz pelos produtores e suas famílias”.

 

O presidente da Associação dos Sevidores da Emater (Asser), Antônio Dantas, disse que mesmo em momentos de crise, a Emater sempre saiu mais forte. “E quem sempre esteve ao nosso lado foram os produtores. Se eles estiverem felizes, nós prosperamos”, disse.

 

O diretor-executivo da empresa, Rodrigo Marques, acredita que apesar do cenário econômico atual, com a união de todos, a empresa tem passado por cima e desempenhado bem suas atividades.

 

0704 aniveremater_viola“A Emater é parceira de longa data. Na Ceasa sempre tivemos bons empregados da Emater contribuindo com nosso trabalho e, se os resultados da Ceasa estão bons, é porque a Emater está trabalhando bem, organizando a produção local de alimentos”, disse o presidente da Ceasa, José Deval.

 

O presidente a Emater-DF, Argileu Martins, disse que “Quando me pergunto ‘o que é Emater?’ e olho no rosto de cada empregado, vejo que Emater é garra, é trabalho, é companheirismo, é superação, é terra, é alimento, é desenvolvimento econômico, é também meio ambiente e é vida”.

 

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, lembrou da época em que foi Extensionista da Emater e destacou a importância do trabalho conjunto entre instituições. “Devo muito à Emater que, com pessoas fantásticas, contribuiu para meu crescimento profissional. E a união entre a empresa e a secretaria é de extrema importância para nosso público. O futuro da Emater depende do trabalho de todos”, falou.

 

Também participaram do evento, o presidente da câmara legislativa, Joe Valle, o deputado federal, Rôney Nemer, e representante do deputado distrital Juarezão.

 

O evento foi encerrado com um almoço especial oferecido pela Asser e preparado por produtores rurais atendidos pela empresa. Os chefs do dia foram Ismael Falqueto (Núcleo Rural Tabatinga), Maria do Carmo Silva (Comunidade Sítio Novo), Neide Santos (Comunidade Euler Paranhos), Gleudna Almeida (Núcleo Rural Café Sem Troco), Denerson Viana (Núcleo Rural Café Sem Troco), Vilmar Almeida (Núcleo Rural Jardim Morumbi) e o colaborador Edivan da Silva.

 

Homenagens

 

O evento também contou com homenagens aos empregados que completam 30 anos de trabalho na Emater e aos empregados da Sociedade de Abastecimento de Brasília (SAB) que durante anos contribuíram com a Emater e com o desenvolvimento rural do DF. Segundo o ouvidor da Emater, Orlando Paula Moreira Filho, que recepcionou os empregados da SAB há alguns anos, “eles chegaram para dar as mãos aos nossos empregados em prol da nossa agricultura”. Rodrigo Marques, diretor da Emater, deisse que as portas da empresa estarão sempre abertas para o que precisarem. “Vocês continuam sendo parte dessa família”, disse.

 

As equipes e empregados destaques de 2016 também receberam premiações por seus projetos.

 

Os vencedores

 

Projetos destaques realizados em equipes para área fim:

– Colha e pague do morango

– Implantação de tanque de resfriamento e armazenamento de leite no assentamento Boa Vista, em Padre Bernardo-GO

 

Projetos Destaques realizados em equipe para área meio:

– Implementação do sistema de cotação eletrônica

– Semana interna de prevenção de acidentes de trabalho

 

Gerente destaque

Projeto Dia em equipe – Equipe em dia

 

Projetos destaques individuais realizados para área fim

– Manejo de irrigação

– Estudo de viabilidade técnica e econômica da criação de frangos de corte em sistema semi-intensivo de produção na agricultura familiar

 

Projetos destaques individuais para área meio:

– Relatórios de gestão orçamentária

– Melhoria da infraestrutura de tecnologia da informação

 

0704 aniveremater_30anos

0704 aniveremater_cafe

0704 aniveremater_antonio

0704 aniveremater_equipe2

0704 aniveremater_equipe3

0704 aniveremater_muralsede

0704 aniveremater_equipedestaque

0704 aniveremater_guilherme

0704 aniveremater_produtores

0704 aniveremater_max

0704 aniveremater_sab

0704 aniveremater_sab2

0704 aniveremater_viola

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br