Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/01/14 às 9h53 - Atualizado em 29/10/18 às 11h17

Emater capacita assentados em Planaltina

 

Com o objetivo de despertar nos agricultores familiares a reflexão sobre a importância de planejar e administrar a propriedade rural, a unidade da Emater-DF em Planaltina realizou, nos dias 22, 23, 28 e 29 de janeiro, o curso de Gestão e Planejamento da Propriedade para famílias de dois assentamentos atendidos por meio de convênio com o Incra: o Márcia Cordeiro Leite e o Pequeno William.


“A proposta é fazer com que percebam a importância do planejamento para melhores instalações, salubridade, conforto no trabalho, saneamento e produção. É preciso chamar a atenção para que o futuro depende da forma que tratarem a terra hoje”, explica o gerente local da Emater – Planaltina, Sebastião Márcio Lopes de Andrade.


Ao todo, são 89 famílias atendidas pela empresa, que acompanha e contribui para o desenvolvimento dos assentamentos. No caso do Pequeno William, as famílias já estão em processo de mudança para as parcelas individuais, onde poderão desenvolver atividades produtivas.


O curso auxilia os produtores a pensarem as atividades que querem desenvolver e que são viáveis à realidade local. Na sequência, a Emater-DF auxilia no planejamento de cada um. A programação incluiu palestras sobre organização da propriedade, turismo,criação de pequenos animais, agroecologia, saneamento rural, tratamento de água, higiene e saúde.


Os palestrantes do curso foram os técnicos da Emater em Planaltina e três recém-contratados pela empresa: a turismóloga Zaida Regina, o agrônomo Leandro Moraes e o zootecnista Federico Neves. A atividade faz parte da programação da chamada pública do Incra para atendimento dos assentamentos.


Políticas para o desenvolvimento — 
Além do acompanhamento da produção e capacitação dos produtores, a Emater atua como importante executora de políticas públicas no meio rural. A empresa elaborou o Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA), que norteia todas as atividades a serem desenvolvidas no local, e articulou encontros e mobilizações da comunidade junto a outras instituições públicas.


No assentamento Pequeno William, desde 2011, muita coisa mudou para as 22 famílias que vivem na comunidade, localizada na região de Planaltina – DF, próximo ao Instituto Federal de Brasília (IFB). Nesse período, a Emater-DF começou a atuar junto aos assentados para promover a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento local, juntamente com diversas instituições parceiras.


Hoje existe um grupo de artesanato que utiliza a fibra de bananeira e recursos naturais do Cerrado. Há dois anos, o grupo comercializa na Torre de TV Digital, na loja da Multiflor no shopping Pátio Brasil e em feiras e eventos.

 

A alimentação e renda também melhoraram com a implantação de cinco unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) na área comunitária do assentamento, onde cultivam hortaliças e criam galinhas. Com essas unidades, os assentados trabalharam em conjunto e comercializaram, em média, 1,2 tonelada de alimentos por semana, durante todo o ano de 2013 para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Isso gerou uma renda de aproximadamente R$ 67 mil em 2013.


Para melhorar ainda mais a produção, a comunidade recebeu um conjunto de mecanização da Secretaria de Agricultura e pretende dobrar a produção com o planejamento do cultivo nas suas parcelas. As famílias também tiveram acesso ao fomento do programa Brasil sem Miséria e receberam R$ 2.400 para aplicarem nas suas atividades produtivas.


Agora, com a definição da área de cada família, os assentados participarão do programa Minha Casa Minha Vida Rural, para construção das moradias. Sebastião Márcio, entretanto, lembra aos produtores que eles podem ter tudo, mas que o sucesso depende do esforço de cada um.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br