Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/10/16 às 9h47 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Emater capacita 40 técnicos em Boas Práticas Agropecuárias

 

Curso faz parte das ações previstas na parceria entre Emater e Ministério da Agricultura para promover práticas adequadas de produção

 

As Boas Práticas Agropecuárias (BPA) são um conjunto de princípios, conceitos, práticas, tecnologias, métodos e recomendações técnicas apropriadas aos sistemas de produção, que tem como objetivo fomentar e agregar valor às atividades agropecuárias, promovendo a saúde e o bem-estar.

 

Para que cada vez mais agricultores do DF adotem as Boas Práticas Agropecuárias, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) capacita, nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), 40 técnicos da Emater, Secretaria de Agricultura (Seagri) e da Vigilância Sanitária.

 

Nesta quinta-feira, a programação incluiu explicações sobre o Programa de Qualidade de Alimentos da Emater-DF, sobre o Fundo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (FDR) no Programa Brasília Qualidade no Campo, além do detalhamento dos itens a serem avaliados nas propriedades rurais pelo programa de Boas Práticas Agropecuárias do Distrito Federal, como uso racional de agrotóxicos e os aspectos sociais, ambientais e agronômicos na produção de pimentão, morango, maracujá e folhosas.

 

Na sexta-feira (21), os participantes vão visitar propriedades que adotam as boas práticas.

 

Brasília Qualidade no Campo

 

Em julho deste ano, foi lançado o Programa de Boas Práticas Agropecuárias do Distrito Federal — Brasília Qualidade no Campo, coordenado pelo Sistema Agricultura do DF (Emater, Seagri e Ceasa) e executado com apoio da Secretaria de Saúde. Por meio dele, agricultores que adotarem boas práticas atestadas pelas regras do programa serão reconhecidos com certificados e selos emitidos pela Seagri.

 

Um dos objetivos é promover, capacitar e estimular os responsáveis por estabelecimentos rurais que comercializam alimentos in natura (não industrializados) a desenvolver ações para melhorar a qualidade sanitária e assim proteger a saúde da população do Distrito Federal. A adesão é voluntária. Quem quiser participar deve procurar os escritórios da Emater na região administrativa em que fica a propriedade.

 

A meta do programa é certificar pelo menos 200 propriedades até 2018. Com o Termo de Adesão e Compromisso entregue pelo o agricultor à Emater ou Seagri, a Emater-DF realizará vistoria no estabelecimento rural e elaborará o Termo de Adequação. Quando o estabelecimento rural atingir o mínimo de 70% dos itens previstos pelo programa e observado o cumprimento dos itens obrigatórios, receberá auditoria de avaliação de conformidade realizada pelo Grupo Gestor do Programa.

 

Sendo comprovado o cumprimento, o estabelecimento rural receberá o Certificado no Programa expedido pela Secretaria e autorização para impressão do selo para uso nos produtos, que possui numeração de série padronizado, iniciado da sigla BPA seguido de numeração sequencial.

 

2010cursobpa

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br