Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/06/16 às 10h37 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Em busca de alimentos cada vez mais saudáveis

 

A procura por alimentos mais saudáveis tem crescido bastante em todo o mundo. No Brasil, grande parte da população prefere consumir produtos orgânicos — vegetais cultivados sem o uso de produtos químicos ou mesmo carne, ovos, leite e derivados cujos animais são tratados com alimentação e medicamentos naturais. Só no Distrito Federal, quase 200 produtores rurais já trabalham com orgânicos, e a tendência é aumentar o número.

 

Desde 2004, todas as 27 unidades da federação possuem uma Comissão da Produção Orgânica (CPOrg), um fórum cuja função é fomentar, auxiliar a fiscalização, propor políticas públicas e sugerir normas de controle e qualidade, tudo relacionado à agricultura livre de produtos químicos. O grupo é formado por seis integrantes de órgãos do governo e seis representantes da iniciativa privada, como cooperativas, associações e sindicato de produtores.

 

A Emater-DF participa da CPOrg, juntamente com órgãos como a Secretaria de Agricultura, Embrapa, Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal de Brasília (IFB) — que possui um curso de Agroecologia —, e o Ministério da Agricultura, que coordena os trabalhos.

 

De acordo com o coordenador do Programa de Agroecologia da Emater-DF, Roberto Carneiro, a produção de alimentos orgânicos ganhou força e visibilidade em Brasília a partir da década de 1990, quando surgiram as primeiras feiras de hortaliças e frutas sem agrotóxicos no Plano Piloto. “A primeira feirinha foi instalada em 1989, na Asa Sul. Hoje, temos quase 50”, comemora.

 

O surgimento da CPOrg, segundo Roberto, foi importante para organizar o arranjo institucional para que a produção orgânica ganhasse força. “A Emater-DF teve uma participação muito ativa no crescimento da atividade, especialmente entre os anos 90 e a década de 2000. No entanto, sozinhos, não conseguimos ir muito longe. O apoio de todos esses órgãos foi fundamental para que pudéssemos avançar”, observa.

 

Para o secretário executivo da CPOrg, Claudimir Roberto Sanches, a comissão tem sido importante para acompanhar a evolução do cultivo orgânico. “A cada edição da Semana do Alimento Orgânico, mobilizamos mais pessoas. Neste ano, o Encontro Paranoá Orgânico, por exemplo, foi uma atividade nova que enriqueceu bastante a experiência”, ressalta.

 

Claudimir, que é fiscal agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura (SFA, braço do Ministério da Agricultura no DF), sustenta que ainda há bastante espaço para a CPOrg se desenvolver. “À medida que a atividade se fortalece no Distrito Federal, a comissão ganha novo fôlego e intensifica sua atuação”, entende.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br