Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/19 às 19h46 - Atualizado em 17/12/19 às 9h04

Eleitos novos representantes dos Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentáveis

Emater do Gama apresenta os eleitos para o Conselho de Desenvolvimento Rural da região

 

 

Finalizaram nessa sexta-feira (6) as eleições para os Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal. O último colegiado a escolher seus representantes foi da região de Sobradinho. Ao total, são nove conselhos no DF: Brazlândia, Ceilândia, Lago Norte, Gama, Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho e Vargem Bonita.

 

Nessa quinta-feira (5), o Gama elegeu Jacinto Rodrigues Lima presidente e Maria José Ribeiro Alves como secretária-executiva. Em Ceilândia, foram eleitos Cláudio Pires (presidente) e Massae Watanabe (secretária-executiva). Em São Sebastião, a eleição foi na quarta-feira (4) e foram eleitos Arnaldino José de Souza e Ismael Batista da Silva, da região de Cavas.

 

Compostos pelo poder público, por organizações sociais e por representantes da sociedade civil, que são os produtores rurais organizados em associações, os Conselhos de Desenvolvimento Rural de cada região têm eleições bianuais para seus representantes da sociedade civil, pois os demais participantes são indicados por suas instituições.

 

Podem votar as associações de produtores rurais que estejam em dia com suas obrigações legais. Em São Sebastião, por exemplo, de 11 associações aptas, 9 exerceram seu direito de voto.

 

Tarcísio Marques de Araújo e Francisco Miguel de Lucena foram os eleitos para representar os produtores no Conselho de Desenvolvimento Rural de Sobradinho

 

Em Planaltina, o produtor Teonildo Alves Lino foi reeleito presidente. “Acredito que nós do conselho estamos conseguindo cumprir nosso papel, sempre com a parceria com a Emater-DF”, disse o representante.

 

Os conselheiros têm por finalidade formular políticas públicas rurais referentes ao reordenamento do desenvolvimento agrário, à agricultura familiar, bem como às demais políticas relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável.

 

Para José Gonçalves, extensionista rural e especialista em organizações sociais da Emater-DF, o conselho é um local de muitas oportunidades para os agricultores. “É o fórum ideal para que os produtores participem da elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento da área rural”, afirma o extensionista.

 

“A cada dia os produtores têm percebido a importância do Conselho de Desenvolvimento Rural de sua região como um local para contribuir com sua participação cidadã”, afirma Gonçalves.

 

Também participam dos conselhos como membros do poder público, representantes das secretarias de agricultura, segurança pública, saúde, educação, do desenvolvimento social, de desenvolvimento urbano e habitação, além do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Banco de Brasília, Banco do Brasil, Ceasa, Incra, Universidade de Brasília, Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Emater-DF.

 

O processo de eleição foi conduzido com o apoio da Emater-DF em cada região onde há um Conselho de Desenvolvimento Rural instalado

 

Veja quem foram os eleitos de cada conselho:

 

Brazlândia: Presidente Lauro dos Santos Correia e secretário-executivo Adalberto Pietro

Ceilândia: Presidente Cláudio Antônio Pires e secretária-executiva Massae Watanabe

Gama: Presidente Jacinto Rodrigues Lima e secretária-executiva Maria José Ribeiro Alves

São Sebastião: Presidente Arnaldino José de Souza e secretário-executivo Ismael Batista da Silva.

Vargem Bonita: Presidente Luiz Uema e secretária-executiva Maria Pereira da Silva

Lago Norte: Presidente Mônica Regina Peres e secretária-executiva Marinete Martins Azevedo

Paranoá: Presidente João Crisóstomo Diniz dos Reis e secretária-executiva Sandra Silva

Planaltina: Presidente Teonildo Alves Lino e  Luciano Sudré

Sobradinho: Presidente Tarcísio Marques de Araújo e secretário-executivo Francisco Miguel de Lucena

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br