Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/04/15 às 8h44 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Distrito Federal terá plano de manejo e conservação de água e solo para áreas rurais PDF

 

Em consonância com o Ano Internacional dos Solos, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), e com o Dia Nacional da Conservação do Solo, o sistema público da agricultura do Distrito Federal reuniu, nesta quarta-feira (15), diversas instituições locais e federais para discussão do Plano de Manejo e Conservação de Água e Solo em Áreas de Produção Rural do DF.

 

A proposta está inserida no planejamento do Governo do Distrito Federal para o desenvolvimento sustentável da região e, quando finalizada e lançada, será transformada em projeto de lei. “A criação desse Plano resultará em um projeto de lei, que terá como objetivo consolidar essa questão do manejo de água e solo como politica pública”, disse o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal.

 

Pra o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, “não conseguiremos cumprir nossa missão de promover o desenvolvimento rural sustentável e a segurança alimentar se não cuidarmos desses dois recursos, que estão intimamente ligados, e se não somarmos esforços”.

 

Proposta

 

O Plano pretende trabalhar em prol de 40 unidades hidrográficas. Com o debate junto às instituições parceiras, pretende-se, principalmente, chegar à melhor definição dos critérios de priorização das unidades hidrográficas que receberão as ações propostas.

 

As atividades previstas estão divididas em programas, como de manejo de água e solo, de adequação ambiental e de uso adequado da água.

 

A previsão é que as instituições parceiras encaminhem formalmente suas sugestões no prazo de dez dias e que, em maio, seja lançado o Plano.

 

Segundo José Guilherme, a expectativa é que no segundo semestre já se inicie a execução do Plano em uma bacia que for priorizada.

 

Entre os participantes da reunião estavam representantes da FAO, Ibram, Banco do Brasil, Banco Regional de Brasília, UnB, Embrapa, Ceasa, produtores rurais, Adasa, Comitê de Bacias e Rede de Sementes.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br