Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/01/15 às 15h12 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Dirigentes do GDF visitam região rural

 

O presidente da Emater-DF, Argileu Martins, o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, e o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco, visitaram, nesta quinta-feira (29), cooperativas e associações rurais do Distrito Federal. A visita teve por objetivo apresentar o resultado dos trabalhos de assistência técnica realizado pela Emater-DF, junto a produtores e empreendedores, por meio de programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF). Essas ações têm transformado para melhor a vida de milhares de habitantes do campo. Programas de compras públicas, crédito rural e orientações técnicas, sociais e ambientais são alguns dos trabalhos executados pela empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri).

 

A visita começou com um café da manhã no Banco de Alimentos da Ceasa-DF, onde a equipe do presidente da instituição, Renato de Lima Dias, apresentou aos dirigentes uma das etapas do processo de compras públicas. Em seguida, o grupo conheceu as instalações de duas entidades que reúnem produtores familiares — a Cooperativa Agropecuária de São Sebastião (Copas), e a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara). Na sequência, a equipe do escritório local da Emater-DF no núcleo rural Taquara apresentou um resumo das ações na região. A atividade se encerrou no período da tarde, no pré-assentamento Chapadinha (núcleo rural Lago Oeste), onde assentados de reforma agrária produzem hortaliças em sistema orgânico.

 

O presidente da Emater-DF, Argileu Martins, reforçou o papel da empresa na melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores e produtores do campo. “Catalisamos processos de desenvolvimento rural sustentável, integrados com políticas de segurança alimentar e nutricional”, descreveu. Argileu ressaltou ainda a importância dos programas de compras públicas como ferramentas de inclusão social. “São ações inteligentes, porque fecham o ciclo: beneficiam o empreendedor rural, que ganha um canal a mais de escoamento da produção, e as pessoas em situação de risco alimentar”, resumiu.

 

O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco, ficou positivamente impressionado com o que encontrou na zona rural. “Quando vemos o orçamento, enxergamos apenas números. Aqui, podemos ver de perto os benefícios que as políticas públicas estão trazendo para as vidas dos habitantes do campo”, explicou. Pacco reforçou a orientação do governador Rodrigo Rollemberg, de ampliar o que vem dando certo, e garantiu que sua pasta fará o possível para renovar os contratos de compras institucionais com as entidades ligadas à agricultura familiar.

 

O secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, destacou que o papel da secretaria é, dentre outros, fazer as articulações institucionais para atender as reivindicações da população rural. “Queremos construir com os agricultores as políticas distritais para fortalecer a economia do campo”, pontuou.

 

Para a produtora Norma Sueli Martins Siqueira, que possui uma agroindústria que distribui frutas orgânicas desidratadas, o programa de compras institucionais foi um “divisor de águas” na sua atividade. “Ampliei minha pequena empresa e aumentei minha renda mensal. Hoje, várias pessoas me abordam nas feiras e ruas para elogiar meu produto”, conta ela animada. A agroindústria de Norma, que fica no núcleo rural Sobradinho dos Melos (região administrativa do Paranoá), fornece um kit de banana e mamão desidratados para escolas por meio do Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF).

 

Atualmente, o GDF opera com três modalidades de compras institucionais: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Papa-DF. Os dois primeiros são operados com verbas do governo federal, enquanto o terceiro é tocado com recursos do GDF.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br