Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/15 às 16h49 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Dia do extensionista comemora os bons resultados da Emater-DF

 

Ao abrir a programação do evento em comemoração ao Dia do Extensionista, o presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins, anunciou o aumento de 54% de faturamento da Empresa, entre outros resultados positivos. Com a presença do governador Rodrigo Rollemberg e do secretário da Agricultura, José Guilherme Leal, a cerimônia contou com o painel de debate “Água, Solo e Desenvolvimento”, o lançamento das cartilhas produzidas pela Emater-DF e que passam a compor o Projeto Emater na Prática, entre outras homenagens ao extensionista. A cerimônia foi patrocinada pela Asbraer e pela Emater-DF.

 

Os palestrantes do painel foram o pesquisador da Embrapa, Eliseu Alves, o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento rural Sustentável do MMA, Carlos Guedes e Gustavo Chianca, assistente do representante da FAO no Brasil. O debate foi realizado A cerimônia foi realizada na última sexta-feira, 4, no Auditório da Emater-DF Sede, às 15h.

 

José Guilherme Leal ressaltou a importância dos serviços da Emater para o desenvolvimento do Distrito Federal, lembrando que em um momento de crise institucional, no passado,  “o serviço de extensão rural foi extinto neste país. Hoje, mesmo enfrentando uma forte crise, o serviço de extensão rural está sendo valorizado e colocado como ferramenta importante para o desenvolvimento do Distrito Federal. E isto tem muito a ver com o trabalho que a Emater-DF desenvolve hoje”, avaliou.

 

Reforçando a importância da Empresa e do extensionismo para o desenvolvimento rural, o governador Rodrigo Rollemberg afirmou que “o desenvolvimento rural para nós tem o aspecto estratégico, que é a preservação da qualidade de vida nas cidades. Vamos sediar o 8° Fórum Mundial das Águas, que será um momento muito importante para o Brasil e tenho certeza que Brasília terá o papel fundamental de mostrar novas técnicas, novas metodologias, novas formas de enfrentar o desenvolvimento agrícola, pecuário, de forma sustentável, respeitando especialmente a água e o nosso solo”.

 

Rollemberg parabenizou o trabalho Emater-DF e finalizou: “Reitero aqui o meu compromisso com a extensão, como instrumento fundamental para a promoção do desenvolvimento rural”.

 

Em sua fala, Argileu Martins enumerou alguns resultados que a Empresa já apresenta.

 

“Conseguimos reduzir 15% do gasto com pessoal e aumentar em 54% o faturamento da Empresa. Isso faz com que, no próximo ano, tenhamos  uma capacidade maior de captação de recursos no âmbito federal para investir no desenvolvimento rural do Distrito Federal”.

 

Sobre os avanços da implantação de alguns projetos, Argileu destacou a implantação da Rede de Inovação Tecnológica na Agropecuária do Distrito Federal. “Temos hoje à mesa – liderados pela Emater -, a UnB, o Instituto Federal e os cinco centros de pesquisa da Embrapa, discutindo os gargalos da produção e também pegando a tecnologia existente no campo e colocando à disposição dos produtores rurais. Com muita alegrai, neste dia, celebramos  o aumento da produtividade, a reação do campo e o rompimento de uma imagem antiga. Hoje, a cidade vê o campo como ele é: um local de inovação tecnológica, desenvolvimento, tecnologia, produção e renda”.

 

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br