Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/15 às 10h09 - Atualizado em 29/10/18 às 11h24

Dia de Saúde integra comunidade rural

 

Exames de pele e sangue, corte de cabelo, coleta de embalagem de agrotóxicos, palestra sobre os cuidados no manejo de insumos agrícolas e vários outros serviços foram oferecidos aos participantes do Dia Especial de Saúde realizado, nesta quarta-feira (27), durante a 26ª Semana do Produtor Rural, em Tabatinga (região administrativa de Planaltina). Mais de cem agricultores e trabalhadores compareceram à sede da Associação Agropecuária de Tabatinga (Agrotab), promotora do evento.

 

A Semana do Produtor foi idealizada para comemorar os resultados da safra, já que em maio as lavouras de grãos já foram colhidas. “A festa adquiriu um caráter mais técnico e social graças ao apoio da Emater-DF, que articula com outros órgãos do governo para oferecer serviços aos produtores durante os dias do evento”, explicou Lucas Pacheco, gerente do escritório da Emater-DF no núcleo rural Tabatinga.

 

O gerente acrescentou ainda que a união entre a comunidade em eventos como esse é pano de fundo para um dos pilares da extensão rural. “Procuramos incentivar o associativismo e a organização dos produtores para que eles atuem no mercado mais fortalecidos. Para isso, é fundamental que estejam integrados”, concluiu.

 

Prevenção — Um dos destaques da programação foi a coleta de sangue para exames que os trabalhadores realizaram. Feitos em parceria com a Secretaria de Saúde, os testes devem apontar a ocorrência de agrotóxicos no organismo dos agricultores. Caso seja encontrada alguma alteração, o paciente é encaminhado para tratamento. Foram feitos também exames de câncer de pele.

 

Embalagens — Durante a Semana do Produtor Rural, foram recolhidos, até as 11 horas, cerca de 500 frascos de agrotóxicos. Durante o ano, a Emater-DF realiza oficinas e cursos de aplicação de insumos, onde os agricultores são orientados sobre o correto manejo desses produtos — desde a aplicação, armazenamento e devolução das embalagens. Todo o processo é acompanhado e documentado, garantido assim menos impacto à lavoura e à saúde dos trabalhadores e consumidores.

 

A 26ª Semana do Produtor Rural se encerra no próximo domingo (31), com um grande churrasco na comunidade. São parceiros da Agrotab na realização do evento, além da Emater-DF, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a Ceasa-DF, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e a Casa do Ceará. O núcleo rural Tabatinga é responsável por grande parte da produção de grãos, hortaliças, leite e derivados do Distrito Federal.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br