Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/09/19 às 15h36 - Atualizado em 6/09/19 às 15h36

Dia de Campo de piscicultura da Emater-DF tem mais de cem participantes

A extensionista Cláudia Coelho, da Emater-DF, durante o Dia de Campo na Granja do Ipê

 

Técnicos da Emater-DF e da Secretaria de Agricultura fizeram nesta sexta-feira (6) um dia de campo sobre aeração (oxigenação da água) em sistemas de aquicultura para mais de cem produtores de peixes e camarão do Distrito Federal e de cidades do Entorno.  O evento ocorreu na Chácara Granja do Ipê, no Park Way.

 

De acordo com o coordenador de piscicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges, os sistemas de aeração podem proporcionar ganhos para os produtores em razão da economia com a água e da maior produção de peixes por metro cúbico de água. Pelos sistemas tradicionais, que usam tanques em que a água é renovada por gravidade, a produção média de tilápias é de um quilo por metro cúbico. Nos tanques com aeração, a produção pode chegar a 15 quilos ou mais no mesmo espaço, com economia de até 90% no consumo de água.

 

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, destacou as vantagens dos sistemas para os produtores dentro da política da empresa e do governo do Distrito Federal de incentivar a cadeia de pescados da região, fomentando negócios, renda e, ao mesmo tempo, garantindo a sustentabilidade da produção. “Com o apoio dos extensionistas da Emater, o piscicultor tem condições de aumentar o volume de produção, o que é bom para ele e para o DF, e preservar o meio ambiente”, afirmou.

 

No Dia de Campo, os  produtores e interessados em iniciar uma produção de pescados passaram por quatro estações onde técnicos da Emater e da Seagri mostraram as diferenças dos sistemas de aeração, vantagens e desvantagens em relação ao sistema tradicional de produção de pescados.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br