Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/07/19 às 16h19 - Atualizado em 1/07/19 às 16h19

Dia de campo apresenta resultados em unidade referência de produção de leite

 

Técnicos da Emater-DF dão instruções sobre produção de leite e criação de bovinos a produtores

 

Com o objetivo de incentivar a produção de leite, o Dia de Campo de Bovinocultura realizado nesta sexta-feira (28) apresentou o trabalho de resgate feito com o produtor Valdeci de Castro, no Núcleo Rural Jardim II. Sem retorno financeiro de sua produção leiteira, o produtor estava decidido a mudar de negócio para o plantio de hortaliças. Com o apoio da Emater-DF, o produtor recebeu assistência pra permanece na sua atividade.

 

Dia de campo da Emater reúne 88 produtores e interessados no mercado de flores

Dia de campo de Boas Práticas Agropecuárias reúne mais de cem pessoas em Brazlândia
Dia de campo incentiva criação de galinhas poedeiras

 

“Resolvemos fazer um planejamento para a propriedade, para possibilitar ele ganhar dinheiro com aquilo que ele gosta de trabalhar, que é o leite”, explicou o gerente do escritório da Emater-DF no Núcleo Rural Jardim, Rafael Ventorim. O planejamento contou com ações multidisciplinares, que abrangeram a utilização das áreas da propriedade, o melhoramento genético do rebanho, alimentação dos animais e a parte social, da família.

 

A extensionista Camila Braz durante Dia de Campo de Bovinocultura no Jardim

 

Esse trabalho de resgate da atividade agregando lucratividade durou mais de dois anos até chegar ao ponto em que foi apresentada no evento. “Está aqui a prova de que tanta assistência vale a pena”, disse o produtor.

 

“Quando a gente trabalha em parceria, os resultados são muito melhores, por isso agradecemos o Valdeci e família por serem esse exemplo para todo o Distrito Federal e agradecemos a parceria com a Embrapa, com a Secretaria de Agricultura do DF e com todos os participantes que poderão levar esse conhecimento para suas comunidades”, afirmou o diretor-executivo da Emater-DF, Antonio Dantas.

 

Segundo o secretário-adjunto de Agricultura, Luciano Mendes, esse resgate da produção de leite no Distrito Federal está entre os compromissos da secretaria. “A gente conhece essa luta e já estamos realizando ações nesse sentido, como, por exemplo, rever a legislação das agroindústrias e do processamento artesanal”, afirmou.

 

Entre as ações que fizeram parte do processo de reestruturação da propriedade de Valdeci estava o envolvimento da família na atividade. Antes mais distante da produção, Edna de Castro atualmente é quem faz os registros e toda a gestão financeira da atividade, dando mais suporte ao trabalho de seu marido. “Hoje eu tenho o controle financeiro da minha propriedade separado das despesas de casa e isso faz toda a diferença”, explica a produtora.

 

Produtores durante o Dia de Campo de Bovinocultura no Núcleo Rural Jardim

 

Dia de Campo
O evento foi resultado de uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Embrapa Cerrados (Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira – CTZL) e Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF).

 

O dia de campo buscou contar esse processo em quatro estações, com os temas inseminação artificial em tempo fixo (IATF), planejamento de forrageiras para alimentação do gado, gestão da propriedade – com o programa Empreender e Inovar, histórico e depoimento do produtor.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br