Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/17 às 14h19 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

DF ganha nova feira de produtos da agricultura familiar

 

Agricultores e agricultoras vão realizar no primeiro domingo de cada mês uma feira na chácara Aurora, que trabalha com turismo rural, com venda de flores, hortaliças, artesanato e produtos de agroindústria

 

Nesse domingo (7) foi realizada a primeira Feira da Aurora, na região do Paranoá. Agricultores e agricultoras da região se mobilizaram, com apoio da Emater-DF, pra iniciar um trabalho de turismo rural.

 

Ao som de moda de viola ao vivo, visitantes puderam conhecer e comprar pães, biscoitos, bolos, queijos, cafés orgânicos, licores, própolis, pólen, frutas e verduras desidratadas, além de plantas ornamentais e artesanatos. Tudo da agricultura familiar. Além dessas delícias, foi servido almoço, com opção de feijoada ou galinhada.

 

A iniciativa de mobilizar os produtores e principalmente as mulheres da região para o evento foi da agricultora familiar Norma Sueli Martins, eleita embaixadora da região Centro-Oeste da campanha internacional #MulheresRurais, mulheres com direitos – que é conduzida pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) aqui no Brasil.

 

Norma explica que se sente responsável por estimular o protagonismo feminino na área rural e que o evento tem como objetivo unir as mulheres para troca de experiências e comercialização. “Produzimos sozinhos em nossas propriedades, mas devemos estar juntas para mostrar a importância do nosso trabalho para a sociedade e agregar valor aos nossos produtos. A mulher pode sim ter importante papel na geração de renda da família”, diz.

 

Segundo a coordenadora de Políticas das Mulheres da Sead, Solange da Costa, presente no evento, “o papel da Secretaria é identificar e dar maior visibilidade a iniciativas como essa, não só no Brasil, mas em toda a America Latina e Caribe”, explica.

 

De acordo com a gerente da Emater no Paranoá, Maria do Carmo, a empresa tem prestado assessoria junto ao grupo de produtores para auxiliar no desenvolvimento da feira. ˜Temos orientado não só na questão produtiva da propriedade, mas também em relação à comercialização, ao espaço de turismo rural. Queremos que andem e façam acontecer com as próprias pernas, mas estamos presentes para qualquer tipo de orientação que precisem”, diz.

 

Quem não participou dessa primeira edição, terá outras oportunidades. A ideia do grupo é realizar o evento todo primeiro domingo de cada mês.

 

Informações

Feira da Aurora

Local: DF 250, km 8,5

Quando: Todo primeiro domingo do mês

Horário: 9h às 17h

Contato: Gracilene – 99341-7897

 

feira 6

feira 4

feira 2

feira 1

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br