Pesquisador da Embrapa, Edison Ryoiti Sujii
Terminou na sesta sexta-feira (22) o curso Princípios e Práticas de Agroecologia e Produção Orgânica. Foram seis encontros que capacitaram 25 extensionistas rurais da Emater-DF, entre agrônomos e zootecnistas. A programação faz parte do convênio de formação e capacitação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
Durante toda a programação, especialistas como da Embrapa, UnB e da Emater-DF trataram de diversos temas como manejo ecológico de pragas, aspectos fitotécnicos na produção de hortaliças e correção do solo, adubação e fertirrigação na produção orgânica, remineralizadores do solo, planejamento e produção de hortaliças orgânicas, biofertilizantes, produção de sementes, sustentabilidade e manejo da fertilidade de solos.
Entre as novidades trazidas no curso, destaca-se a avaliação da saúde do solo a partir da medição do nível de duas enzimas nas áreas de plantio – a betaglucosidase e a arilsulfatase. O Brasil será o primeiro país no mundo a fazer essa análise a partir da safra de grãos 2019-2020. A técnica permite um melhor manejo do solo, com a redução de custos com insumos químicos e uma produção ambientalmente mais sustentável.
A novidade foi apresentada pela pesquisadora da Embrapa Cerrados Ieda Mendes, durante o primeiro dia do curso.
Com a capacitação, os extensionistas da Emater-DF mantêm-se atualizados sobre as inovações na produção agroecológica e orgânica para atender aos produtores rurais.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br