Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/07/17 às 12h03 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Curso Bordando a Vida Rural qualificará mulheres e jovens

 

Com início nesta terça-feira (11), projeto quer promover o resgate cultural dos núcleos rurais, capacitando e qualificando mulheres e jovens em bordado

 

Bordando a Vida Rural é um projeto da Emater-DF, que beneficiará, inicialmente, 56 mulheres da agricultura familiar do Distrito Federal. O objetivo é promover o resgate cultural dos núcleos rurais, capacitando e qualificando mulheres e jovens artesãos e artesãs em bordado. Os três primeiros cursos serão dados nesta terça-feira, 11, nos escritórios da Emater-DF de Tabatinga, PAD-DF e no Centro de Comercialização e Capacitação, na Ceasa. Os cursos serão ministrados das 8h às 12h (Tabatinga) e das 13h às 17h (PAD-DF e CCC).

 

“As atividades rurais não agrícolas são alternativas econômicas para incrementar a renda das famílias oportunizando a inclusão social, promovendo a participação no desenvolvimento, e a equidade, especialmente de segmentos menos privilegiados como das mulheres, idosos, jovens, agricultores familiares e assentados de reforma agrária. O artesanato é uma das atividades não agrícolas e traz em si um valor cultural, além de mostrar as potencialidades locais”, afirma a coordenadora do projeto, a Extensionista Selma Tavares.

 

Os materiais vão colorir tecidos e contar histórias do imaginário dos que vivem na área rural. A técnica do patchwork (emenda de retalhos) também será ensinada.

 

No Escritório de Tabatinga, a atividade abrangerá pessoas das regiões do Paranoá, de Planaltina, Taquara e Rio Preto. No PAD-DF, sob a orientação da extensionista Zaida Regina Almeida da Silva.

 

Na quarta-feira, 12, é a vez da Região Oeste e o CCC abre as portas para atender mulheres e jovens de Sobradinho, São Sebastião, Ceilândia, Vargem Bonita e Brazlândia, das 13 às 17h.

 

“A ideia é a valorização do artesanato, muito além do produto industrializado”, reforça Sema Tavares. Mulheres rurais do assentamento Estrela da Lua já têm 15 vagas garantidas.

 

Serviço: Curso Bordando a Vida Rural.

Data: 11/07/2017 – Tabatinga e PAD-DF

13/07/2017 – CCC

Locais: escritórios de Tabatinda, do PAD-DF e CCC (Ceasa).

Horários: 8h às 12h – Tabatinga

13h às 17h – PAD-DF e CCC

Mais informações: Selma – 33119372

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br