Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/19 às 8h00 - Atualizado em 16/05/19 às 16h41

Criação de equinos ganha destaque no Espaço da Agricultura Familiar

 

A Emater-DF trouxe uma nova cadeia produtiva para o espaço da Agricultura Familiar, nessa edição da AgroBrasília. O Circuito de Equideocultura veio atender uma demanda real. São 22 mil cavalos no Distrito Federal, dois mil deles estão na área urbana de Brasília. Entre os assuntos abordados nesse novo espaço estão a alimentação dos animais, a estrutura dos abrigos e o manejo de dejetos.

 

“O objetivo é apresentar técnicas simples para o criador de equinos dar maior conforto para seus cavalos”, explica Florence Berthier, médica veterinária e coordenadora do programa de equideocultura na Emater-DF.

 

Na parte de estruturas, os visitantes poderão ver uma estrutura montada com madeiras e pneus usados como alternativa simples e barata, com abrigo e cocho. “Existe uma dominância entre cavalos que comem juntos, por isso é importante um cocho com separação, para que os animais recebam uma alimentação mais uniforme”, afirma a veterinária da Emater-DF.

 

O circuito traz também talhões que mostram cada fase do processo de formação de pastagens. Assim, os visitantes do Circuito da Equideocultura recebem informações sobre a formação de um pasto de qualidade. Segundo o zootecnista da Emater-DF Ricardo Magalhães, existe diferenças na alimentação do gado e dos equinos, então não basta colocar os dois tipos de animais na mesma pastagem. “O cavalo rejeita brachiária, além disso ele precisa de um pouco mais de proteínas em sua alimentação”, orienta Magalhães.

 

Outro ponto importante na criação de equinos é o manejo dos dejetos. Os visitantes podem aprender que simplesmente deixar as fezes no pasto pode trazer moscas e doenças. O ideal é coletar e jogar em uma esterqueira para compostar e após 3 ou 4 meses usar pra adubar a pastagem. “Só depois de maturado esse material orgânico vai disponibilizar os nutrientes necessários para adubar a pastagem”, afirma Florence.

 

A Emater-DF participa da AgroBrasília em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seagri) e a Ceasa, órgãos que, juntos, integram o Sistema Agricultura do Distrito Federal. A feira acontece até o próximo sábado, dia 18 de maio, no Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF, BR 251.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br