Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/04/15 às 8h19 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Crédito vai ampliar produção em assentamentos

 

O assentamento Itaúna, em Planaltina de Goiás, possui cerca de 100 famílias. A maioria dos agricultores trabalha com produção leiteira. A partir desta quinta-feira (02), vários produtores da comunidade poderão ampliar seu rebanho. A Emater-DF, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Banco do Brasil concederam 29 notas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf-A), modalidade destinada aos assentados da reforma agrária.

 

Ao todo, cerca de R$ 700 mil foram liberados para 29 famílias — incluindo agricultores dos assentamentos União Flor da Serra, Santo Antônio das Brancas e Sonho Realizado (localizados no município goiano de Água Fria). Segundo o coordenador de Operações da Emater-DF, Roberto Guimarães, o mérito do financiamento é dos produtores. “Nós elaboramos os projetos de crédito, mas vocês é quem estão no campo diariamente produzindo e se esforçando para levar produtos de qualidade à mesa do consumidor”, observou.

 

Para o superintendente do Incra no Distrito Federal e Entorno, Marco Aurélio Bezerra, o trabalho da Emater-DF é fundamental. “As políticas públicas do governo federal são destinadas às comunidades que recebem assistência técnica. E a Emater do Distrito Federal presta um serviço de excelência aos assentados”, apontou.

 

O Pronaf A financia até R$ 24, 5 mil por família, com juros de 0,5% ao ano. Os agricultores têm até dez anos para quitar a dívida. Com o dinheiro do financiamento que foi liberado nesta quinta, serão adquiridas 162 vacas leiteiras.

 

A Emater-DF atende a 29 assentamentos da reforma agrária em 8 municípios de Goiás. O trabalho é fruto de uma chamada pública realizada pelo Incra. No total, mais de 4 mil famílias são beneficiadas com a assistência técnica da empresa distrital.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br