Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/20 às 22h00 - Atualizado em 14/06/20 às 12h25

Contra o coronavírus, Emater entrega máscaras a idosos na zona rural

O extensionista Eduardo Damásio, o casal Vilda e Osvaldo e o gerente regional Mateus Miranda

 

Preocupada com a prevenção de idosos de áreas rurais contra o novo coronavírus, a Emater-DF iniciou nesta quarta-feira (10) uma campanha de entrega de máscaras e orientações sobre cuidados essenciais durante a pandemia. Inicialmente, a empresa vai doar pouco mais de 2 mil máscaras. A meta é entregar aproximadamente 3,5 mil e atingir, preferencialmente, pessoas que residam no campo e que representam grupo de risco.

 

Emater-DF retoma atendimentos para fazer Cadastro Único (CadÚnico)
Cesta Verde garante renda a produtores rurais e leva alimento de qualidade às famílias

Cartilha orienta produtor a como evitar contaminação pelo coronavírus

 

Um dos primeiros a receber, o casal Maria dos Reis Barbosa Martins, 61 anos, e Horácio do Espírito Santo Martins, 66 anos, mora com uma filha, que é especial, no Núcleo Rural Sussuarana, no Jardim. As entregas foram realizadas pelo gerente da Regional Leste da Emater-DF, Mateus Miranda de Castro, o gerente do escritório do Jardim, Rafael Ventorim Rodrigues, e o extensionista Eduardo Damásio, que atua em Rio Preto.

 

Durante a passagem dos extensionistas, Maria dos Reis afirmou que, desde que começou a pandemia, o marido não tem saído de casa e que os cuidados com ele e com a filha têm sido redobrados.  “Quando precisa ir ao mercado ou à farmácia, eu que estou indo, mas evito contato com outras pessoas e também encostar nas coisas. Ando com álcool na bolsa e volto logo para casa. Quando chego em casa, já tiro a roupa para lavar e vou direto para o banho”, conta. Para ela, as máscaras vão ajudar a reforçar os cuidados. “Tem muita gente na área rural que não usa porque não tem. Essa é uma ação muito boa”, ressalta.

 

Bem perto de Sussuarana, na Colônia Agrícola Buriti Vermelho, Maria Francisca e Antonio Marinho Sobrinho, ambos idosos e que fazem parte do grupo de risco, também cuidam de um filho especial de 40 anos. “Eu só saio para ir ao banco e ao supermercado, mas sempre uso máscaras. Acho muito bom esse trabalho da Emater de orientar as pessoas e entregar máscaras. Aqui na nossa região eu só conheço uma pessoa que usa máscara o tempo todo”, afirma.

 

Já no Núcleo Rural São José, região de Planaltina, Vilda de Souza, 62 anos, e Osvaldo de Souza, 82 anos, tiram da terra os alimentos que consomem. O casal, que mora com um filho maior de idade, também foi contemplado com as máscaras e recebeu orientações para que utilizem o item de proteção mesmo dentro da propriedade, no caso de receberem visitas.

 

Para a presidente da Emater-DF, esse público é muito carente e precisa do apoio e das orientações da empresa nesse momento de pandemia. “É muito gratificante e também importante juntar esforços e chegar a esse público. São pessoas que não têm condição financeira e nem instrução sobre a real gravidade desse vírus e os meios de proteção”, ressaltou.

Cartilha com orientações sobre como se prevenir contra o novo coronavírus

 

Cartilha

A Emater também preparou uma cartilha com orientações voltadas ao produtor rural sobre como combater a disseminação do coronavírus. As orientações têm foco na higiene pessoal e de equipamentos, ferramentas e insumos.

 

A cartilha pode ser consultada na página da Emater ou baixada aqui. A publicação também pode ser compartilhada ou reproduzida.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br