Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/18 às 14h45 - Atualizado em 29/10/18 às 11h45

Construção de reservatório lonado na Barra Alta

 

Uma das atividades da 29ª Semana do Produtor Rural de Tabatinga, dia de campo promove mutirão para construção de tanque lonado

 

Com o objetivo de orientar os produtores da região agrícola de Planaltina sobre a construção de reservatórios de água duráveis e de baixo custo, a Emater-DF realizou nessa quinta-feira (24) o Dia de Campo sobre Reservatório de Água para Irrigação, uma das ações da Semana do Produtor Rural de Tabatinga.

 

Promovido em conjunto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e a Associação dos Produtores da Barra Alta (Aproalta), o evento realizou a construção de um tanque lonado na propriedade do produtor Gilvane Barros, na comunidade Barra Alta, no Núcleo Rural Tabatinga.

 

A presidente da Aproalta, Estela Barreto, agradeceu a colaboração dos moradores da Barra Alta e a atuação da Emater-DF na região. “Quem viu antes e vê hoje houve um grande avanço tecnológico aqui nessas terras e quando se investe nas terras, tem resultado”, afirmou Estela. O reservatório construído terá a finalidade de captar água das chuvas e utilizar para irrigação.

 

Para o produtor Gilvane e sua esposa Marizete Barros, que abriram sua propriedade para o dia de campo, o tanque é um projeto que faz parte de um sonho realizado. “Eu sempre quis voltar para o campo”, afirmou o produtor que há pouco mais de um ano, vendeu tudo o que tinha na cidade para comprar uma propriedade e ter sua própria plantação. “Hoje tenho abacaxi, mandioca e milho e com o tanque vou querer criar peixes também”, revelou Gilvane.

 

O extensionista rural Geraldo Magela foi convidado para ensinar sobre a construção do tanque. Ele falou da importância do uso racional da água e do potencial de captação de água da chuva. “Cada metro quadrado de telhado pode captar mais de mil litros de água”, disse o extensionista. Ele orientou passo a passo a construção do tanque lonado, com dicas de manutenção e de redução de custos de implantação.

 

O evento terminou com um almoço de confraternização.

 

diadecampoTab2

diadecampoTab3

 

Serviço: 
29ª Semana do Produtor Rural de Tabatinga
Dias 20 a 27 de maio, no Núcleo Rural Tabatinga, Planaltina-DF. 
Informações: 3501-1992

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br