Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/04/18 às 12h03 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável se reuniu na última terça-feira

 

Reunião trouxe dinâmica diferenciada que possibilitou mais respostas às demandas dos conselhos regionais

 

A Emater-DF participou, nesta terça-feira (17), da reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal (CDRS-DF), que aconteceu na Associação dos Servidores da Secretaria de Agricultura (Arcef-DF), na Asa Norte. O encontro começou pela manhã e se estendeu para a tarde, devido sua extensa pauta, mas uma metodologia diferenciada trouxe dinamismo à discussão.

 

Segundo o presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, dessa vez os órgãos competentes receberam as demandas com antecedência e puderam chegar à reunião do conselho já com encaminhamentos ou explicações mais claras sobre as questões levantadas. “A Secretaria de Agricultura foi muito feliz em solicitar com antecedência as demandas dos Conselhos Regionais e sistematizar, encaminhando também com antecedência para cada órgão envolvido”, explicou Roberto.

 

A nova metodologia possibilitou que uma reunião de demandas se tornasse uma reunião de respostas. “Da nossa parte, por exemplo, já foram encaminhadas as soluções solicitadas pela região de São Sebastião para melhorar a intensidade e a qualificação do atendimento a agricultores orgânicos da região, que foi uma demanda recebida”, afirmou Roberto. Da mesma região, também já está em planejamento a capacitação solicitada para produtores de Tiradentes e Pinheiral.

 

Outra demanda importante para a Emater-DF foi a do abatedor de frangos e codorna, encaminhada pelo Conselho Regional de Ceilândia e a do entreposto de ovos, da mesma região. “O encaminhamento dado foi para apoio à organização dos avicultores da Ceilândia, pois alguns estão dispersos e ainda não fazem parte de nenhuma associação, o que dificulta a organização para viabilizar o abatedouro”, diz Roberto.

 

A reunião contou com a presença de representantes da maioria dos órgãos demandados como, por exemplo, as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, DER, Caesb, CEB, Novacap, Banco do Brasil, entre outros, além da Secretaria de Agricultura, Emater e Ceasa, que compuseram a mesa e da presença dos conselhos de cada região.

 

CDRSS2

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br