Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/07/19 às 16h39 - Atualizado em 5/07/19 às 16h40

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável discute ações para campo

Sistema Agricultura se reuniu com conselheiros regionais para discutir demandas do setor

 

A terceira Reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal foi realizada nesta sexta-feira (5). Durante o encontro, foram tratados temas voltados para políticas desenvolvidas pelo Sistema Agricultura, composto por Emater, Secretaria de Agricultura e Ceasa, bem como foram apresentadas ações de desenvolvimento e fomento para o setor. Os conselhos regionais também apresentaram suas demandas e necessidades.

 

 A diretora de monitoramento e estudos territoriais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Camila Maia, apresentou o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) em fase de discussão e planejamento no governo para área rural. “A gente percebe uma necessidade muito grande de planejar a área rural do Distrito Federal, por isso incluímos neste Plano Diretor”, explicou Camila aos conselheiros presentes.

 

Sistema Agricultura apresenta balanço de ações executadas e metas prioritárias para área rural

Emater-DF leva representantes de secretaria para conhecer realidade de exportação de flores

 

A diretoria também convocou as comunidades a se organizarem para apresentar propostas e demandas de cada região. O PDOT é o instrumento básico da política territorial e de orientação aos agentes públicos e privados que atuam na produção e gestão das localidades urbanas, de expansão urbana e rural do território do Distrito Federal. 

 

Para a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, uma apresentação como a do PDOT para área rural durante a reunião do conselho mostra a importância do encontro. “Eu considero essa reunião um dos momentos mais importantes para agricultura, porque é o momento em que a gente ouve um feedback da área rural e apresenta o que está sendo planejado para o setor. Não queremos deixar de ouvir as demandas e tentar fazer sempre o melhor”, ressaltou. 

 

O secretário de Agricultura, Dilson Resende, também ressaltou a importância que o conselho tem para o setor. “A razão de existência desse conselho é a gente ter conhecimento, saber dos projetos, conhecer as ferramentas que a gente tem para o desenvolvimento rural. Eu acho que os conselhos rurais têm uma importância na elaboração das políticas e nas ações do estado na área rural muito importante.” 

 

O subsecretário de Regularização Fundiária, Vilmar Angelo Rodrigues, também esteve presente e falou sobre as ações da Central de Regularização, que visa dar celeridade ao processo de regularização fundiária. “A Central de Regularização está em pleno funcionamento com a Secretaria de Agricultura. Nas áreas rurais, nós já tomamos algumas decisões muito importantes”, ponderou.

 

A diretora de segurança alimentar e nutricional do Banco de Alimentos da Ceasa, Lidiane de Matos

 

Desperdício Zero

Durante a reunião, a diretora de segurança alimentar e nutricional do Banco de Alimentos da Ceasa, Lidiane de Matos, falou sobre a importância do Programa Desperdício Zero (PDZ) no campo, como forma de apresentar o trabalho e buscar apoio junto aos conselheiros. “Espero conseguir pavimentar esse caminho e ter mais alimentos no banco. Menos alimentos no lixo e menos desperdício é uma diretriz que envolve meio ambiente, o lado social e faz com que a gente consiga fazer a diferença sem tanto esforço”, disse.

 

O banco de alimentos é um equipamento público de combate ao desperdício de alimentos e de integração dos processos de recebimento e de doação de alimentos à entidades sociais. “O banco de alimentos e os programas que compõem e aportam produtos para o banco é um dos programas de maior alcance humano que temos. Sou fã do programa e a gente está na revisão das políticas tentando fortalecer”, afirmou Dilson.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br