Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/14 às 14h04 - Atualizado em 29/10/18 às 11h18

Conjunto de irrigação aumentará produção

 

“Com esse conjunto de irrigação vou ampliar minha produção mais rápido do que imaginava” esse foi depoimento da agricultura Lurdes Rannou. Moradora de Sobradinho ela é uma das 38 pessoas que recebeu na manhã desta quarta-feira (25) o conjunto de irrigação por gotejamento que visa à inclusão produtiva e a sustentabilidade dos agricultores familiares do DF.

 

Outros 50 agricultores também serão beneficiados, no dia 1º de julho, no assentamento Oziel Alves (Planaltina-DF). O material, que custou pouco mais de R$ 300 mil, foi adquirido pelo Sistema Público de Agricultura, via Emater-DF, por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Joe Valle. O material foi disponibilizado porque o custo dos conjuntos são muito altos dificultando o acesso a irrigação para muitas famílias. Antes de receberem os conjuntos, técnicos da Emater orientaram quanto a montagem da parte elétrica e hidráulica do equipamento.

 

De acordo com o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, com o plantio irrigado o retorno é maior já que é possível o agricultor planejar sua produção. Isso significa mais renda. “Com estas entregas a Emater presta contas, para a população e para o deputado que disponibilizou o recurso, do material adquirido com recurso público que hoje volta para o público”.

 

Já o secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão, destacou o papel essencial da irrigação dentro do processo de produção. “Equipamento e tecnologia mudam completamente a realidade de quem produz, transforma a qualidade da produção e a qualidade de vida de todos”.

 

Já o autor da emenda se disse mais feliz do que as pessoas que ali estavam, reconhecendo o empenho e dedicação da equipe do sistema, em especial da Emater, destacando que todos ali tinham instrumentos essenciais para alavancar a produção: assistência técnica pública e de qualidade, equipamentos, acesso a programas de crédito e de compras institucionais como PAPA, PAA e PNAE.

 

Morador do Monjolo (Santa Maria-DF) Edilson Silva está feliz com a entrega e lembra que a irrigação permitira mais eficiência e eficácia na produção diminuindo o uso da água.

 

Distribuição – Os critérios utilizados para a distribuição dos conjuntos foi a Lei do Produzir 5.288/2013. O material é composto por motor bomba e tubos para irrigar áreas de até três mil metros quadrados, podendo ser ampliada para até 1,5 hectare com o mesmo conjunto. No mesmo dia os agricultores assinaram um termo de responsabilidade do material que deverá ficar disponível até que cada um adquira o seu.

 

Irrigação – A irrigação é uma técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação, economizando até 50% de água. Complementa a precipitação natural, e em certos casos, enriquece o solo com a deposição de elementos fertilizantes. Método de irrigação é a forma pela qual a água pode ser aplicada às culturas.

 

O gotejamento é um dos mecanismos de irrigação onde a água é levada sob pressão por tubos, até ser aplicada ao solo através de emissores diretamente sobre a zona da raiz da planta, em alta frequência e baixa intensidade. Possui uma eficiência na ordem de 90%.

 

Elaine Carneiro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br