Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/09/17 às 9h20 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Congresso de Agroecologia movimenta Brasília

 

Evento internacional reúne mais de quatro mil pessoas e reforça a necessidade de investimento em uma produção limpa de alimentos. Emater-DF apresenta experiências locais de sucesso

 

Mais de 4,3 mil participantes; todos os estados brasileiros representados, além de 25 países das Américas e Europa; 80 estandes de comercialização com produtores de todo o país; 93 agricultores — dos quais nove do Distrito Federal — apresentando suas experiências com produção limpa de alimentos; mais de 2,2 mil trabalhos científicos apresentados; 180 atividades entre conferências, palestras, oficinas, debates, rodas de conversa e mesas-redondas; esses números são um pequeno resumo do que foi o 6º Congresso Latino-Americano de Agrocologia, realizado simultaneamente com o 10º Congresso Brasileiro e o 5º Seminário do DF e Entorno. O evento ocorreu dos dias 12 a 15 de setembro (de terça a sexta), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e teve participação efetiva da Emater-DF.

 

Segundo o engenheiro agrônomo Roberto Carneiro — coordenador do Programa de Agroecologia da Emater-DF e vice-coordenador do congresso — o evento foi um sucesso. “A temática foi ampla e diversificada, refletindo exatamente o que é a agroecologia: uma ciência de abordagem multidimensional”, observou. Ao todo, foram 13 temas debatidos. “A diversidade representativa também foi um destaque. Agricultores, indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, pesquisadores, estudantes, extensionistas e professores participaram intensamente de todas as atividades”, completou Roberto.

 

Um dos pontos altos do congresso foram os relatos de experiências agroecológicas dos agricultores. “Consolidamos essa inovação, que havia sido testada no congresso em Belém (em 2015), para aproximar a pesquisa acadêmica da prática vivenciada no campo”, acrescentou Roberto Carneiro.

 

Já o extensionista José Nilton Lacerda, da Emater-DF, entende que a realização do Congresso de Agroecologia em Brasília abre portas importantes para a instituição. “O evento foi uma ótima oportunidade para qualificar os técnicos da empresa, dar visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e incentivar mais extensionistas e produtores a abraçar a agroecologia”, avaliou. José Nilton também estava na organização de atividades do encontro.

 

Cerca de 20 extensionistas da Emater-DF participaram como voluntários do congresso, auxiliando em tarefas de organização. A empresa montou um estande institucional com distribuição de cartilhas técnicas e outros materiais, além de orientações aos participantes. Oficinas e apresentação de trabalhos também foram realizadas por técnicos da Emater-DF. Além disso, 26 organizações e produtores do Distrito Federal e Entorno foram mobilizados para participar da Feira Agroecológica, que contou com 80 estandes de comercialização, com hortaliças, frutas, panificados, biscoitos, licores, geleias, doces, cosméticos e artesanato rural. Equipes do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF promoveram oficinas de alimentação natural, apresentando receitas de sucos funcionais, pratos com hortaliças não convencionais e aproveitamento integral da mandioca.

 

1309 oficina_biofertilizantes
Os extensionistas Daniel Oliveira e Juliano Silva, da Emater-DF, coordenaram
oficina de produção de biofertilizantes líquidos

 

1809 agroecologia_debate_crise_hdrica
Rodas de conversa incluíram debates sobre a crise hídrica

 

1809 agroecologia_estande_institucional
Extensionistas da Emater-DF orientam e informam participantes do congresso em
estande institucional

 

1209 oficina_congresso
Equipe do Centrer da Emater-DF ministrou oficinas de alimentação com ingredientes naturais

 

IMG RodaDeConversa_BrasiliaAgroecologica_1
Governo e sociedade debateram sobre políticas públicas de incentivo à agroecologia
no Distrito Federal e Entorno

 

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br