Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/02/16 às 11h17 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

Conferência debate extensão rural

 

Representantes de movimentos sociais e do poder público da área agrícola do Distrito Federal e municípios de Goiás e Minas se reuniram, na manhã desta quinta-feira (25), no Centro de Capacitação e Comercialização (CCC) da Ceasa, em Brasília, durante a 2ª Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural (Cnater) de Águas Emendadas. O objetivo era debater proposições para a extensão rural na região e eleger os delegados que vão participar da conferência distrital, que por sua vez, será preparatória para a nacional, em junho deste ano.

 

Na abertura do encontro, o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, ressaltou a importância do debate. “Desde o início da década passada, quando a extensão rural pública foi fortalecida pelo governo federal, evoluímos em vários aspectos, mas ainda temos muito o que fazer. Precisamos empoderar as organizações e debater qual é o modelo de desenvolvimento rural que queremos”, pontuou.

 

Argileu lembrou que, apesar da reestruturação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a aprovação da lei que criou a Política Nacional de Ater (PNATER, lei 12.188/2010), o salto do orçamento para a agricultura familiar — de R$ 5 milhões em 2003 para R$ 1 bilhão no ano passado — e a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), 25% dos agricultores do país ainda não recebem assistência pública. “Sabemos que um empreendedor rural assistido produz quatro vezes mais”, observou, acrescentando que as entidades públicas de extensão rural — como a Emater-GO e Emater-MG, presentes na conferência — têm compromisso com a segurança alimentar e nutricional no país.

 

A 2ª Cnater é uma realização do MDA sob a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e se insere na estratégia de fortalecimento de espaços e formas de diálogo e participação social, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo governo federal.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Imprensa – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br