Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/07/15 às 11h52 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

Concurso estimula criação de hortas domésticas

 

O núcleo rural Recanto dos Buritis recebeu, na quarta-feira (1º), a premiação do concurso de hortas domésticas, promovido pela equipe da unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) no Gama. Quinze mulheres participaram da premiação de melhor horta.

 

Os três melhores trabalhos foram escolhidos e as vencedoras foram Lionézia Gonçalves, Hermelinda Nunes e Antônia de Jesus. Elas receberam adubo, calcário, chapéu, regador e sementes para ajudar na continuidade e até ampliação da horta.

 

“Entre os principais objetivos da atividade estão garantir a segurança alimentar e nutricional, o lazer e a educação das famílias, a integração da comunidade, bem como contribuir para o desenvolvimento de uma atividade econômica na propriedade”, explicou a agrônoma da Emater-DF Adriana Nascimento.

 

O concurso começou em fevereiro com visitas às famílias e realização de cursos sobre como fazer horta doméstica e sobre a importância dos alimentos, ministrados pela agrônoma Adriana Nascimento e pela economista doméstica Carmen Pinagé. Na ocasião, as mulheres que demonstraram interesse em participar do concurso receberam um kit com ferramentas e sementes fornecidas em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

 

Para Marilene Alves, uma das participantes da atividade, o concurso trouxe muito aprendizado e união. “Tivemos toda a orientação da Emater sobre adubação, combate de pragas e com certeza continuarei plantando até para vender. O grupo de mulheres aqui da região também me motivou a participar e uma ajudou a outra”, disse.

 

Segundo a extensionista Carmen Pinagé, a orientação e capacitação das mulheres continuará. “Faremos também oficinas sobre alimentação para aprenderem receitas que utilizem o que tem na propriedade”, enfatizou.

 

A avaliação das hortas foi feita pelo engenheiro agrônomo Antônio Dantas, que trabalha com o programa de hortaliças da Emater-DF. Ele analisou questões referentes ao plantio, adubação, tratos culturais, envolvimento da família, limpeza e organização, além do planejamento feito pelas mulheres para dar continuidade no trabalho.

“Na Emater, é importante ver o resultado do nosso trabalho, assim como para vocês é importante ver o resultado da horta que cultivaram”, afirmou Dantas às participantes.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br